Concurso “Arte com Energia” premia estudantes da rede pública de ensino no Tocantins

Segundo a Conservação Internacional, organização brasileira sem fins lucrativos, que trabalha a proteção da natureza para o bem-estar humano, o bioma brasileiro concentra de 10% a 15% de toda a biodiversidade do mundo. Infelizmente, parte desse bioma tem sofrido nas últimas semanas com as queimadas no Pantanal. Pensando na conscientização da fauna e da flora do país às próximas gerações, o Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, realizou o concurso “Arte com Energia”, parte de uma série de ações promovidas ao longo do ano pelo programa “EDP nas Escolas”.

Ao longo do segundo semestre de 2020, alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de 38 escolas dos estados do Tocantins, Espírito Santo, Amapá, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Ceará produziram uma expressão artística por meio de um desenho, pintura ou colagem com o objetivo de servir como instrumento para estimular a reflexão sobre a importância da preservação e relevância da rica biodiversidade do Brasil.

De todos os projetos inscritos, foram selecionados 30 alunos e seus respectivos professores. No Tocantins, entre outubro e novembro, os cinco alunos e seus educadores receberão como prêmio um tablet cada um. Os professores serão agraciados ainda com um curso on line de ‘Tecnologias Educacionais’. A Escola Municipal Buriti no estado, juntamente com as Escolas Municipais Monsenhor Walfredo Gurgel e a Monsenhor Vicente de Paula, ambas no Rio Grande do Norte, foram as que mais se destacaram no ano.

A comissão julgadora foi composta por psicólogos, técnicos ambientais, professores de ensino fundamental, profissionais das artes plásticas e da área de fotografia, além de representantes das empresas patrocinadoras.

“Temos a certeza de que é possível transformar hábitos e comportamentos do indivíduo em direção a um desenvolvimento sustentável. Por isso, buscamos sempre promover ações que engajem a comunidade escolar – estudantes, famílias e professores, para a construção de uma sociedade mais responsável e cidadã. Propor atividades práticas sobre a nossa biodiversidade faz com que esses alunos tenham uma relação mais saudável e consciente com a natureza”, comenta Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.  

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos.

Confira abaixo a lista dos alunos, professores e escola premiada no Tocantins

Alunos e professores

1º ano do Ensino Fundamental

Cidade/Estado: São Salvador/TO

Escola: Escola Municipal Novo Milênio

Aluno: Ana Beatriz Rodrigues da Silva

Obra: As belezas do nosso cerrado

Professor: Ivanilda Francisco Conceição

2º ano do Ensino Fundamental

Cidade/Estado: Peixe/TO

Escola: Escola Municipal Mestre Chico

Aluno: Heloyza Miranda Soares

Obra: Ecoarte

Professor: Poliana Pereira Alves

4º ano do Ensino Fundamental

Cidade/Estado: São Salvador/TO

Escola: Escola Municipal Novo Milênio

Aluno: Miriam Parente Cornaglia

Obra: Energia positiva que devemos a gerações futuras

Professor: Adãoelton Moreira dos Santos

4º ano do Ensino Fundamental

Cidade/Estado: Peixe/TO

Escola: Escola Municipal Juscelino Kubitschek

Aluno: Luan Vitor Batista da Silva

Obra: A natureza na palma da mão

Professor: Cleira Martys

5º ano do Ensino Fundamental

Cidade/Estado: Lajeado/TO

Escola: Escola Municipal Juscelino Kubitscheck

Aluno: Hevellyn Permina Pereira da Silva Abreu

Obra: Meu lugar

Professor: Deuzivan Pereira Oliveira Tranqueira

Escola

Cidade/Estado: Paranã/TO

Escola: Escola Municipal Buriti

Resultados do projeto: A escola fica localizada na zona rural e funciona somente com uma única professora que atende da Educação infantil até ao ensino fundamental II, numa turma multisseriada com 20 alunos e uma merendeira que faz também o trabalho de limpeza.

O projeto foi apresentado de forma presencial para cada um dos alunos. A Secretaria de Educação disponibilizou um carro para equipe formada por coordenadora pedagógica/subsecretária de educação (Semed) e professora, para percorrer vários quilômetros em visita a casa dos alunos, tomando os devidos cuidados e atenção ao protocolo do setor de Vigilância em Saúde do município. Em cada trabalho proposto viu-se o entusiasmo dos alunos, que, de fato se dedicaram ao projeto e ficavam ansiosos para receber as atividades voltadas para o tema, tais como: cartilhas, folder, sugestões de trabalho e técnicas de colagem e pinturas.

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Sobre a Investco

A Investco é responsável pela operação e manutenção da UHE Lajeado. Com capacidade instalada de 902,5 MW, o empreendimento, construído no Rio Tocantins, opera a fio d’água. Considerada a segunda melhor hidrelétrica do Brasil em ranking da Aneel, a Usina é referência em segurança e sustentabilidade, sendo certificada nas normas ISO 55001, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que atestam sua excelência na gestão dos ativos; na qualidade dos serviços prestados; na gestão ambiental e na gestão da saúde e segurança do trabalho.

Sobre a Enerpeixe S.A.

A Enerpeixe S.A. é responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Peixe Angical. Com potência instalada de 498,75 MW, o empreendimento está localizado no Rio Tocantins, na região sul do estado do Tocantins. Considerada a melhor hidrelétrica do Brasil em ranking da Aneel, é certificada com a ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, possui o Selo Ouro em Energia Sustentável, concedido pelo Instituto Acende Brasil/PricewaterhouseCoopers (PwC). Em 2019, a hidrelétrica recebeu pela nona vez o selo de ‘’Empresa Amiga da Criança’’, da Fundação Abrinq, que reconhece as organizações que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Comentários (0)
Adicionar comentário