As condições das lavouras nas principais regiões produtoras de Tocantins serão visitadas por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Durante esta semana, os colaboradores da estatal apuram o andamento da safra de grãos no estado. As informações irão subsidiar o 7º Levantamento da Safra 2020/21.
Durante os trabalhos de campo serão analisadas as condições em que ocorre a colheita das culturas de primeira safra, principalmente da soja que vem sendo prejudicada por fatores climáticos. A oleaginosa é o produto que apresenta a maior expectativa de colheita, com previsão de 3,65 milhões de toneladas, conforme divulgado no último levantamento realizado pela Companhia no início deste mês.
Também será averiguado o andamento do plantio das cultivares de 2ª safra, com destaque para o milho. O cultivo do grão é impactado pelo atraso da colheita da soja. De acordo com o 6º Levantamento, a expectativa é que a produção do cereal na safrinha chegue a 1,16 milhão de toneladas.
Os dados atualizados serão divulgados no próximo dia 8 de abril, quando a Companhia publica o 7º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21.