Quem visita a sede da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), em Pedro Afonso, se depara com um novo espaço. Trata-se da Biblioteca da Cooperação, projeto adotado pelo Sistema OCB/Tocantins para incentivar a prática da leitura.
Mostrando seu conhecido pioneirismo, a COAPA é a primeira entre as cooperativas do estado a aderir à iniciativa, que conta com uma estrutura adaptada numa geladeira usada que foi plotada para receber livros. A ideia é muito simples, o interessado deixa um livro e leva outro título.
A Biblioteca da Cooperação está aberta, em horário comercial, para associados e colaboradores da COAPA e demais pessoas da comunidade de Pedro Afonso e região.
Responsável pela coordenação do projeto na COAPA, Maria Silvana Ramos, agente de Desenvolvimento Cooperativista, explicou que a decisão de aderir vem de encontro ao que preconiza o 5º Princípio cooperativista – Educação, formação e informação –, além de atender reivindicações de cooperados que mantém a prática da leitura.
“O objetivo é oferecer literatura variada, mas sem deixar de divulgar a doutrina cooperativista por meio de diferentes publicações Torço para a iniciativa ter sucesso e que seja copiada, pois livros são, ainda hoje, a maior fonte do verdadeiro conhecimento”, pontuou Silvana.
O colaborador Eduardo Barros foi um dos primeiros a conferir o novo espaço e considerou a proposta criativa e inovadora. “ Essa iniciativa pode promover vários benefícios como o acesso à leitura e ao conhecimento, o estímulo ao interesse pela leitura, a promoção da troca de conhecimentos e experiências, a reutilização de objetos antigos, a redução de resíduos e o fomento ao engajamento da comunidade pedroafonsina em ações sociais e culturais apoiadas pela COAPA”, comentou o profissional.
Para Ricardo Khouri, presidente da COAPA e do Sistema OCB/TO, a adesão ao projeto Biblioteca da Cooperação mostra o quanto a cooperativa que, neste ano completa 25 anos de fundação, se preocupa com o desenvolvimento da educação e da cultura. “Essa vontade de contribuir com a comunidade é algo que nasceu junto com a COAPA. Queremos muito que essa iniciativa incentive o hábito da leitura e renda bons frutos”, pontuou.