Os integrantes do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda se reuniram na manhã dessa segunda-feira, 25, a fim de deliberar pautas da Reunião Ordinária. O primeiro encontro do ano foi realizado por meio de videoconferência com o intuito de evitar aglomerações e a propagação do novo Coronavírus.
A reunião contou com a participação de 25 representantes, correspondendo a 95% de quórum. Foram discutidas as dificuldades no atual cenário de pandemia e os impactos causados no comitê, tanto em seu calendário de reuniões quanto de ações.
Segundo o presidente do Comitê, Mario Roberto, a reunião foi muito produtiva. “Tivemos a participação de quase 100% dos membros mesmo com a dificuldade apresentada e isso sempre foi motivo de elogio, nossos representantes são muito ativos e participativos”.
O presidente afirmou ainda que “para o público externo as decisões provenientes dessa reunião são de grande importância, pois os municípios não sabiam como iríamos beneficiá-los e trazer respostas diante a situação. Tivemos que adaptar nossas ações para o formato digital, assim não deixando de cumprir com nossa obrigação enquanto comitê”.
Os planos de trabalho, comunicação e capacitação puderam ser aprovados na reunião, além do relatório final de 2019 que deveria ter sido aprovado no início do ano, mas foi impedido por causa do isolamento social.
Comitê de Bacias Hidrográficas
Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) são colegiados compostos por representantes dos usuários de água, sociedade civil organizada e poder público. A mesa diretora é democraticamente eleita e os Comitês passam a ser porta-vozes das reivindicações e necessidades dos usuários daquela bacia.
O Tocantins conta atualmente com cinco CBH’s instalados, sendo: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza.