O candidato a prefeito de Araguaína Jorge Frederico (Republicanos), da Coligação Araguaína Pode Mais, foi o entrevistado na live promovida pela Aspmet (Associação dos Servidores Públicos Municipais do Tocantins), na última sexta-feira, 23. Jorge respondeu às perguntas feitas pelo presidente da entidade, Ronaldo Sérgio Alves, que tem associados em 59 municípios tocantinenses, e garantiu pagamento antecipado, auxílio alimentação, direito à insalubridade, efetivação de contratos antigos de agentes de saúde e combate a endemias e novo concurso público.
“A gestão da Prefeitura precisa entender que os direitos dos servidores têm que ser pagos. O servidor público é muito importante e faz a cidade andar. E com valorização faz com que o atendimento à população melhore e se torne referência”, explicou Jorge.
O candidato também assegurou que a gestão deve olhar para o servidor em todas as suas necessidades. “O cuidado com as pessoas também tem que ser com a saúde mental e física. Receber seus direitos, pagamentos em dia, equipamentos de segurança adequados e valorização é humano e uma gestão tem que agir também com o coração”.
Direitos garantidos
Jorge Frederico garantiu que os salários dos servidores, assim como o Governo do Estado, serão pagos antecipadamente. “Precisamos tratar o servidor com prioridade. Por que precisa esperar o quinto dia útil se pode receber antecipado?”
Questionado sobre o pagamento da insalubridade, Jorge defendeu que Araguaína não tem laudo pericial para avaliar caso a caso e que irá fazer e pagar o que os servidores têm direito. Ele ainda falou sobre a situação de falta de reconhecimento e pagamento de direitos relatada pelos agentes de saúde e de combate a endemias.
“Os agentes de saúde e de combate a endemias são fundamentais para a população, porque são eles que estão na casa cuidando das pessoas e conhecem as pessoas. No meu governo, eles serão vistos e reconhecidos e ainda terão prioridade aqueles que já estão lá, conhecem as pessoas, para serem efetivados, tenho esse compromisso”, afirmou o candidato.
Jorge também foi questionado sobre o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Salários) dos servidores públicos municipais. “Não tem como Araguaína estar fora dessa realidade. Vou estudar, estou aberto a possibilidades para fazermos o que tem que ser feito”.
Novos concursos
“Vamos fazer o concurso público, inclusive para evitar que o contrato vire arma contra às famílias. Ninguém é obrigado a votar para manter seu emprego. Araguaína não pode mais ficar refém desse tipo de situação, cada um vota em quem acredita”, assegurou o candidato aos servidores.
Servidor representado
Para o presidente da Aspmet, Ronaldo Sérgio Alves, “o servidor público em Araguaína tem sido tratado como um ninguém”. Ele afirmou que a atual gestão não busca dialogar sobre os direitos dos servidores. “Hoje não há maturidade para sentar e dialogar na atual gestão”.
Ronaldo avaliou Jorge Frederico e afirmou que o candidato sempre tem tratado a associação com prioridade. “Nos tratou com respeito e responsabilidade e fez questão de falar pessoalmente e demonstrou compromisso com o servidor”.