Com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, Governo do Tocantins fortalece a inclusão e o cuidado com os tocantinenses

Sob a liderança da primeira-dama Karynne Sotero, a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) tem desempenhado um papel fundamental na promoção do bem-estar social, com especial atenção às populações vulneráveis. Com apoio contínuo do governador Wanderlei Barbosa, a Seps tem trabalhado para garantir que o desenvolvimento do estado seja pautado pelo cuidado com o ser humano, alinhando suas ações às necessidades de grupos como idosos, crianças, mulheres e comunidades tradicionais.

“O verdadeiro desenvolvimento de um estado se mede pelo cuidado com as pessoas e, no Tocantins, essa é a nossa prioridade. Estamos construindo uma gestão que enxerga e acolhe quem mais precisa. Cada projeto executado pela Secretaria de Participações Sociais reforça nosso compromisso em garantir dignidade, inclusão e oportunidades para todos os tocantinenses, porque só é possível crescer como estado quando cada cidadão tem a chance de viver com respeito e esperança”, ressalta o governador Wanderlei Barbosa.

Em atividade desde o início do ano, a Pasta chega ao final de 2024 com um desempenho que mostra o comprometimento do Governo do Tocantins com a participação social e a inclusão de grupos que muitas vezes são invisibilizados. Um desses grupos é o das quebradeiras de coco babaçu da região do Bico do Papagaio. Após visitar a comunidade Pequizeiro, no município de Axixá do Tocantins, a primeira-dama teve a oportunidade de vivenciar o trabalho extrativista realizado principalmente por mulheres. Essa aproximação deu início a uma relação de parceria que já começa a gerar resultados positivos para a comunidade.

“Tenho uma admiração enorme pelas quebradeiras de coco babaçu. São mulheres fortes, que preservam uma tradição tão importante e sustentam suas famílias com muito trabalho e dignidade. Estou me empenhando para ajudar essas comunidades a terem mais apoio, valorização e condições de melhorar ainda mais o trabalho que fazem com tanta dedicação”, destaca a primeira-dama e titular da pasta, Karynne Sotero.

Os benefícios vieram de diversas formas, como o encaminhamento de doações de alimentos arrecadados na ação Tocantins alimenta quem precisa; a realização da Caravana da Alegria para cerca de 500 crianças; e a doação de uma máquina forrageira, ferramenta fundamental para a extração do azeite de coco, um dos produtos mais populares do babaçu.

A líder da comunidade, Maria Divina da Silva Carvalho, de 58 anos, explica que atualmente 63 mulheres atuam na região como quebradeiras de coco. “Do coco nós fazemos o azeite, o sabão, o carvão e a farinha do mesocarpo, que é rica em vitaminas e colágeno”, relata Divina, que não esconde a felicidade de receber o apoio da Seps. “Não tenho palavras para agradecer à primeira-dama Karynne Sotero. Ela é uma pessoa com um coração enorme, que Deus colocou nas nossas vidas no momento certo. Falo por mim e por todas: foi um ano de bênçãos e ela foi uma delas. Temos alguém que olha para nós, quebradeiras de coco que viemos de baixo, e nos estende a mão. É um privilégio tê-la ao nosso lado, nos apoiando e nos ajudando a caminhar”, afirma a líder.

Aos 73 anos, Maria da Conceição Fernandes da Silva ainda está na ativa como quebradeira de coco. Com o ofício, ela criou os quatro filhos e ajudou a sustentar os quatro netos. Essa é uma realidade comum entre as mulheres, muitas já idosas seguem trabalhando. “Eu aprendi a quebrar coco com 10 anos de idade e a vida toda foi de muito sofrimento. Deus não me deu a licença de ser criada com pai e mãe; fui criada por padrasto e foi muito difícil. Desde criança, quebro coco, trabalho na roça, faço de tudo”, relata Maria da Conceição, completando ainda que “antigamente, as quebradeiras de coco não tinham valor. Mas hoje, graças a Deus, somos valorizadas. Nunca é tarde para ser feliz e, para mim, isso é uma vitória, uma alegria enorme, porque posso dizer que tenho valor e saúde para continuar lutando”.

Presença nas comunidades

Ao longo deste ano, a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais esteve presente diretamente nas comunidades, levando projetos e serviços de forma efetiva e humanizada. Com foco nas populações mais vulneráveis, a secretaria realizou ações em diversas regiões do Tocantins, promovendo saúde, inclusão social e qualidade de vida.

Essa proximidade foi evidenciada em ações como a realizada no setor de chácaras da região conhecida como Capadócia, no Jardim Taquari, em Palmas. Entre os dias 21 e 23 de outubro, mais de 500 mulheres foram atendidas em uma mobilização voltada para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, dentro da campanha Outubro Rosa. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama Karynne Sotero, contou com a Carreta do Amor, que disponibilizou exames de mamografia e papanicolau, além de outros serviços como testes rápidos, auriculoterapia e atendimentos de beleza.

O contato direto também teve como foco o público infantil, que foi beneficiado com as ações Páscoa Feliz e Caravana da Alegria. Alcançando mais de 500 crianças de assentamentos e comunidades da agricultura familiar, a ação Páscoa Feliz levou chocolate e momentos de diversão a crianças de quatro municípios. Já a Caravana da Alegria percorreu comunidades quilombolas, assentamentos e povoados, promovendo brincadeiras, distribuição de brinquedos e atividades recreativas para mais de 1,3 mil crianças do estado.

Durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o projeto Por todas as Marias, realizado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, ganhou destaque ao levar ações educativas para comunidades e escolas no Tocantins. O projeto encerrou sua primeira fase no bairro Taquari, em Palmas, impactando mais de 1 mil estudantes em Miracema, Tocantinópolis, Arraias e Palmas. Com palestras, blitzes educativas e workshops, a iniciativa reforçou a importância do combate à violência de forma contínua, com a participação de parceiros como a Polícia Militar (PMTO), as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Governo (Segov), entre outros. Novas etapas estão previstas para 2025, ampliando o alcance dessa importante mobilização social.

 Apaes

O trabalho realizado pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) também foi apoiado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais em 2024. Essas instituições têm uma contribuição fundamental para a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com deficiência, oferecendo apoio educacional, terapêutico e social.

“As Apaes representam um lugar de esperança e transformação, onde muitas famílias encontram acolhimento e cada pessoa é valorizada. Apoiar esse trabalho é uma forma de fortalecer o amor e a dedicação que elas oferecem diariamente a quem mais precisa”, reforça a primeira-dama Karynne Sotero.

Em outubro, uma Mostra de Arte realizada na CasaCor Tocantins destacou o talento dos alunos da Apae de Araguatins com peças artesanais criadas a partir de materiais doados pela primeira-dama, como telas e tintas. Além disso, com a venda das pulseiras de acesso ao camarote durante o show em comemoração aos 36 anos do Tocantins, o total de R$ 30 mil foi arrecadado e encaminhado diretamente para o pix das Apaes de Araguatins e Cristalândia.

A diretora da Apae de Cristalândia, Maria Conceição Nunes Brito, ressalta que a ajuda veio em boa hora. “Todos sabemos como é desafiador manter uma instituição e esse recurso foi essencial para quitar dívidas, adquirir alimentos e materiais de limpeza, garantindo que nosso trabalho continue. Agradecemos à primeira-dama Karynne Sotero por acreditar na gente, por nos ouvir com atenção e pelas palavras de encorajamento que nos fortaleceram. Ter esse apoio é realmente uma bênção para todos nós”, declara.

O recurso, segundo a diretora da Apae de Araguatins, Arábia Dias, fez a diferença para a instituição, que atende 64 alunos. “Antes, até tínhamos um consultório, mas sem equipamentos. Com esse recurso, conseguimos comprar tudo para montar nossa sala de Fisioterapia, que atenderá não só nossos alunos da Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais], mas também das escolas do município”, relata. “Esse recurso foi de grande valia: compramos equipamentos e presentes de Natal para os alunos; e realizamos sonhos como a instalação da nossa tenda, um espaço para atividades e lanches ao ar livre. Tudo isso com o apoio da primeira-dama, a quem somos profundamente gratos”, completa Arábia.

Foi na Apae que a artesã Maria dos Santos Oliveira Luz encontrou todo o suporte necessário para sua filha Hellen Jheniffy, que tem síndrome de Down. “A importância da Apae na minha vida é enorme. Conheci esse lugar quando minha filha Hellen tinha apenas um ano e, desde então, foi como encontrar uma segunda família. Atualmente com 19 anos, minha filha tem tudo o que precisa: apoio, atividades e pessoas incríveis como a diretora, as professoras e até as merendeiras, que cuidam dela com muito carinho. A Hellen adora estar aqui e, nos dias em que não tem aula, sente falta, sempre perguntando da comida e das atividades. É um lugar maravilhoso, onde confio plenamente e deixo minha filha com toda tranquilidade”, relata.

Com as melhorias implementadas na instituição a partir do apoio da Seps, a expectativa é que o atendimento prestado às famílias seja garantido com qualidade, como avalia Maria dos Santos Mendes, cuja filha Edilanir, de 36 anos, frequenta a Apae desde os 12. “O corpo docente da Apae não é só parte de uma escola, é parte da minha família e da vida da minha filha. A família e a escola caminham juntas e é por isso que é tão importante apoiar essa parceria. Aqui, além do carinho que damos em casa, eles recebem recursos e conhecimentos a que não temos acesso no dia a dia. É um lugar onde se ensina com sabedoria e amor”, afirma.

A atenção à pessoa idosa foi uma prioridade da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais em 2024, com ações que promoveram dignidade e melhores condições de vida para esse público. A primeira-dama Karynne Sotero visitou lares de idosos nas cidades de Araguaína, Porto Nacional e Arraias, levando acolhimento e reforçando a presença do Governo do Tocantins com essas instituições. Além disso, o encaminhamento de doações de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene beneficiou diretamente os idosos em situação de vulnerabilidade. Outro marco importante foi a criação do Fundo Estadual para os Direitos da Pessoa Idosa (Fedipi), que representa um avanço significativo para o financiamento de políticas públicas voltadas à terceira idade, garantindo mais recursos e iniciativas para atender às necessidades desse grupo no Tocantins.

 “Este foi um ano de grandes conquistas. Ver nossas ações chegarem a quem mais precisa, seja por meio das Apaes, das quebradeiras de coco, das mulheres do Outubro Rosa, dos idosos ou das crianças beneficiadas pelos nossos projetos, é a maior realização que poderíamos ter. Seguimos com o compromisso de trabalhar ainda mais, promovendo dignidade, inclusão e esperança para cada cidadão tocantinense. Meu desejo é que, em 2025, possamos continuar trilhando esse caminho”, avalia a primeira-dama Karynne Sotero.