A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) é uma das primeiras cooperativas do estado a implementar um Programa de Compliance, que se destaca como modelo de governança, transparência e cumprimento das leis, especialmente na iniciativa privada.
Iniciado em 2023, o programa já completou nove dos 11 módulos previstos, que são coordenados pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e contam com o apoio da Organização Nacional das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Com 14 participantes de todas as unidades da cooperativa, a iniciativa envolve gestores e lideranças setoriais em um processo de capacitação abrangente. Até o momento, já foram produzidos materiais essenciais como o Mapeamento de Riscos de Compliance e o Manual de Relacionamento com o Cooperado. Outros documentos como o Código de Conduta e o Manual de Procedimentos de Compliance também foram desenvolvidos. Além disso, foi criado Comitê de Ética e ainda está em fase de elaboração o Manual de Comunicação e Treinamento de Compliance. Já na última etapa, acontece a auditoria e monitoramento do programa.
Excelência nos processos
Frederico Pires Pinto, gerente corporativo e coordenador do programa na COAPA, destaca os avanços já alcançados. “O trabalho realizado até o momento está ajudando a cooperativa a dar mais um passo rumo à excelência processual. São avanços significativos que darão, cada vez mais, robustez e segurança jurídica à cooperativa”, comenta.
Os materiais produzidos durante o programa estão em fase de avaliação e, segundo Maria Silvana Ramos, agente de Desenvolvimento Cooperativista, será formalmente apresentados ao Conselho de Administração entre outubro e novembro de 2024, e efetivado a partir de janeiro de 2025. “Esperamos que a COAPA tenha um programa de integridade que sirva a todos e leve em conta a nossa cultura organizacional, colocando a cooperativa como exemplo em suas ações”, ressalta a colaboradora.
A participação no programa também tem impactado diretamente os colaboradores, como Mariana Alves, assistente administrativa da Unidade Comercial, que vê na capacitação uma oportunidade de crescimento: “Estou aprendendo bastante e super indico para outras instituições”.
Fortalecendo a transparência
O presidente Ricardo Khouri enfatiza a importância desse programa para o fortalecimento da cooperativa. “Um programa de compliance prepara a empresa para que, num futuro próximo, tenha em suas ações e em seu modelo de gestão, práticas de governança seguindo normas que lhe aparelham para uma competição mercadológica e de cooperação com outras cooperativas”, afirmou Khouri.
Já o vice-presidente Juliano Sandri ressalta que a cooperativa tem adotado processos internos e boas práticas alinhadas com as diretrizes, normas e regulamentos vigentes, voltados à transparência em todas as áreas. “O Programa de Compliance vai ajudar a detectar e mitigar riscos para a COAPA e seus associados”, pontua o dirigente.
O integrante do Conselho de Administração Moacir Catabriga, reforça que o cuidado com o compliance e a integridade visam reduzir riscos jurídicos, financeiros e legais para o negócio, além de assegurar práticas transparentes, justas e sustentáveis.
Exemplo
O encerramento do programa está previsto para janeiro de 2025, quando os trabalhos desenvolvidos serão apresentados. Este marco final deve consolidar o Programa de Compliance como um exemplo a ser seguido por outras cooperativas, não apenas no Tocantins, mas em todo o país. É o que acredita Maria José Leão, superintendente do Sistema OCB/TO. “O Sistema OCB/TO encontrou campo fértil e interesse na COAPA para executar esse programa. Com certeza servirá de modelo e inspiração para outras cooperativas do nosso estado”, concluiu a superintendente.
O compromisso da COAPA em adotar práticas de governança e transparência é um passo importante para fortalecer o modelo cooperativo e gerar resultados sustentáveis para todos os seus membros e parceiros.
O que é?
O Programa de Integridade e Compliance é um conjunto de regras e boas práticas de gestão contra a corrupção. Medidas serão desenvolvidas para continuar garantindo que a direção da COAPA possa detectar, prevenir e resolver irregularidades, fraudes e qualquer outra prática ilícita de forma rápida e eficiente.