Clima seco: COVID x Outros vírus

Entramos em mais um período de mudança climática com altos números de infecções pelo SARS COV2.

As mudanças climáticas favorecem infecções por diversos vírus respiratórios, além de exacerbações de quadros alérgicos e há aproximadamente 15 meses, também com o vírus SARS COV2.

O período seco, prejudica o bom funcionamento das vias áreas inferiores e superiores, pois resseca  e inflama as mucosas, favorecendo as infecções virais e além disso, eleva a concentração de poluentes no ar.

As infecções virais e exacerbações de alergias comuns nesse período, tem como diagnóstico diferencial importante o COVID; trata-se de um desafio diagnostico e devido o potencial de gravidade das infecções por SARS COV2, a conduta de isolamento, observação e definição diagnostica faz-se tão importante.

A cada dia um novo aprendizado e adaptações ao nosso dia-a-dia, os cuidados já conhecidos para os períodos de seca, hidratação e lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%, hidratação frequente, uso de umidificadores de ar ou bacias de água, evitar aglomerações, manter a casa higienizada e arejada, somam-se aos cuidados de aumentar a frequência de lavagem das mãos e uso de máscaras de proteção.

Com esses cuidados simples esse período crítico poderá ser superado com qualidade e sem sustos!

Médica Otorrinolaringologista em Palmas- TO. 

Membro Titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Instagram: dramarianasiqueira 

email:  contato@dramarianasiqueira.com.br

Comentários (1)
Adicionar comentário