Promover o desenvolvimento das ações de formação das redes de proteção social básica, tanto nas escolas quanto nas assistências. Este é o principal objetivo do Programa Escola de Formação em Cuidados Sociais – Escudos, apresentado nesta quinta-feira, 27, à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. A reunião aconteceu na Prefeitura e seguiu todos os protocolos sanitários.
“É muito importância oferecer um atendimento adequado e de qualidade. Além da sensibilidade, é preciso ter técnicas e preparo para identificar pessoas com estes problemas. Nossa rede precisa estar preparada para lidar com este tema”, destacou a prefeita.
“Atualmente, o Governo Federal atua com o trabalho de prevenção. Temos uma frente de trabalho para isto. Nossa ideia é buscar identificar e investir em projetos locais. As perspectivas para Palmas são muito boas. Conseguiremos, através do Programa Escudo, transformar vidas”, destacou o secretário Nacional.
Formação
No ano passado, o Instituto Recriar Vida, que será responsável por executar a formação, recebeu recursos de fomento do Governo Federal, por meio de emenda da deputada federal Dorinha Seabra, no valor de R$ 500 mil, que serão utilizados para a formação de 360 profissionais da educação e da assistência social em Palmas. Além dos encontros on-line, serão realizadas 20 palestras nas unidades escolares, após a retomada das atividades.
Participaram do evento o secretário nacional de Cuidado e Prevenção ao uso Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro Júnior; a deputada federal Dorinha Seabra; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Mila Jaber; o diretor geral do Instituto Recriar Vida, Ricardo Ribeirinha; e o gerente de Prevenção Contra as Drogas da Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado, Ronan Dorneles de Sousa, que também é vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd-TO).