Casos de covid-19 caem mais de 67% em Palmas nas primeiras semanas de 2025

Palmas registrou 725 casos de covid-19 nas sete primeiras semanas epidemiológicas de 2025, o que representa uma queda de 67,1% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram confirmados 2.206 casos. A primeira semana considerou os dias 29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro e a sétima semana, de 9 a 15 de fevereiro. O monitoramento é feito pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

🔛📲 Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Graças às ações de vacinação e medidas preventivas incentivadas pela Prefeitura de Palmas, especialmente para os grupos mais vulneráveis, o cenário epidemiológico na cidade está controlado. Porém, para que os bons números se mantenham, principalmente neste período do ano, quando historicamente apresenta aumento de casos de vírus respiratórios, a Semus informa para a população que é preciso manter os cuidados necessários, tais como:

  • Uso de máscara ao apresentar sintomas gripais, reduzindo a transmissão dos vírus;
  • Evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, caso esteja com sintomas gripais;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, preferencialmente com o antebraço ou um lenço descartável;
  • Higienizar as mãos, com água e sabão. Quando não for possível, utilizar álcool 70% em gel;
  • Ficar em isolamento domiciliar em caso de teste positivo para covid-19, conforme orientação médica.

Imunização

A covid-19 deve continuar circulando e se tornar uma doença endêmica, assim como a gripe. Isso significa que o vírus não desaparecerá completamente, mas seguirá presente na população. Com a vacinação e a imunidade adquirida por infecções anteriores, a gravidade da doença tende a diminuir para a maioria das pessoas, especialmente com reforços periódicos da vacina.

O estoque de vacinas contra a covid-19 está abastecido e disponível para o público- alvo. Desde 2024, a vacinação é recomendada prioritariamente para grupos específicos como crianças pequenas, gestantes, idosos, portadores de comorbidades e trabalhadores da saúde. No entanto,  pessoas acima de 5 anos que nunca foram vacinadas podem receber uma dose da vacina.

Todas as Unidades de Saúde possuem vacinas disponíveis para aplicação. Entretanto, para o público infantil, as doses são administradas em unidades específicas. Saiba mais clicando aqui.