Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Gurupi foi palco de uma sessão solene emocionante em apoio à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A iniciativa, proposta pelo vereador Rodrigo Maciel, contou com a presença de diversas mulheres e lideranças, como a prefeita municipal Josi Nunes, todas engajadas em conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde.
📲 Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A vereadora Débora Ribeiro, representando os parlamentares, destacou o compromisso da Casa em promover ações de prevenção e apoio. “Estamos em uma sessão muito especial e vamos lutar para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. Neste mês de outubro, intensificamos esse trabalho, pois é com essa vontade de cuidar de nossas mulheres que nos reunimos nesta Casa de Leis”, afirmou Débora.
A prefeita Josi Nunes também reforçou a relevância de conscientizar a população. “É muito importante estarmos lembrando essas datas. Temos o Novembro Azul, e o Outubro Rosa, para que homens e mulheres possam se cuidar e prevenir. Precisamos estar juntos nessa luta pela saúde e bem-estar de todos”, reforçou Josi Nunes.
A programação da sessão incluiu momentos de louvor, dinâmicas, palestras e histórias de superação que inspiraram todos os presentes. Rosi Goiabeira, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, relatou o apoio dado aos pacientes: “Recebemos as pacientes com o diagnóstico e orientamos sobre o que precisa ser feito, além de auxiliar com alimentos, fraldas, kits de higiene, e prestar apoio jurídico e psicológico. Nossa missão é oferecer acolhimento e suporte em todos os aspectos da luta contra o câncer”.
O vereador Rodrigo Maciel, que presidiu a sessão, elogiou o trabalho da Liga e do Hospital do Amor. “Parabenizo a Liga e o Hospital do Amor pelo trabalho em Gurupi. É emocionante ver o envolvimento da cidade em causas tão nobres, todos unidos em prol da prevenção e do tratamento do câncer”, disse Rodrigo.
Allan Godoti, analista do Hospital do Amor, destacou o impacto das ações de prevenção e a capacidade da instituição. “Estamos realizando cerca de 160 atendimentos diários em Palmas e, em Gurupi, mais de 200 exames foram realizados quando a carreta esteve na cidade. Graças à prevenção e ao Outubro Rosa, temos obtido ótimos resultados. O Hospital do Amor assumirá a oncologia de todo o Tocantins, ampliando o alcance dos tratamentos”, afirmou Allan Godoti.
Testemunhos emocionantes marcaram a solenidade, como o da pastora Noemia, que enfrentou o câncer de mama. Ela compartilhou sua experiência: “Quando fiz o tratamento, sofri muito, perdi o cabelo, enfrentei a radioterapia. Hoje, após oito anos, estou aqui para contar que é possível vencer”. Outra história inspiradora veio de Arlete, que venceu o câncer de endométrio e agradeceu o apoio da Liga Feminina do Câncer.