Maior produtor de imunizantes no país, o Instituto Butantan desenvolveu uma nova vacina contra a covid-19. A expectativa é de que o instituto peça autorização para realizar ensaios clínicos com seres humanos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (26). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, o imunizante se chama Butanvac e já passou pelos testes pré-clínicos, nos quais são avaliados em animais efeitos positivos e toxicidade. O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com voluntários. Na fase 3, é avaliada a eficácia.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse à Folha que acredita ser possível encerrar todos os testes da vacina e ter 40 milhões de doses prontas antes do fim do ano.
Além do Brasil, a vacina será testada no Vietnã e na Tailândia, participantes de um consórcio internacional que tem o Butantan como líder e principal produtor. Se o imunizante funcionar, 85% da capacidade de produção sairá do órgão do governo paulista.