A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, está monitorando o fornecimento de água tratada nas cidades afetadas pelas enchentes no Tocantins para garantir a segurança operacional do sistema de abastecimento de água e que não falte água tratada para a população. Atualmente, seis municípios atendidos pela concessionária estão enfrentando situações de alagamentos e, em todos eles, o fornecimento de água está funcionando normalmente e sendo acompanhado de forma intensificada.
Na região Norte do Estado, São Miguel – Povoado de Bela Vista, Araguanã e São Sebastião -, são os dois municípios afetados. “Temos equipes de prontidão para atender a população. O sistema de produção e distribuição de água tratada não foi impactado até aqui. É importante reforçar para a população que consumam apenas água tratada, para preservar a saúde”, destaca José Manoel Alves Júnior, gerente da Regional Norte da BRK Ambiental.
Nas regiões Sul, Sudeste e Central do Tocantins, outras três cidades atendidas pela BRK estão enfrentando situações alagamentos: Peixe, Paranã e Miracema. Em Paranã, as equipes da concessionária estão monitorando o nível do Rio Palma, onde é feita a captação de água para tratamento e distribuição no município. Em Peixe e Miracema, os equipamentos do sistema de abastecimento de água não estão nas regiões de alagamentos e por isso não foram afetados.
“Estamos priorizando as demandas e atendimentos nesses locais para garantir que a população tenha acesso a água tratada. Até o momento não tivemos nenhuma ameaça ao fornecimento, mas seguimos vigilantes, realizando monitoramento em todas as unidades do sistema de abastecimento”, reforça Pedro Gobbo, gerente da Regional Sul da BRK Ambiental.