O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta quarta-feira,20, foram confirmados mais seis novos casos positivo da Covid-19. Tratam-se de dois homens de 39 e 40 anos. A origem da transmissão de ambos está em análise. E quatro mulheres, entre 33 e 61 anos. Todas elas tiveram contato com caminhoneiro que testaram positivo. Todos estão em isolamento domiciliar.
A Vigilância Epidemiológica confirmou a cura de mais sete pessoas que estavam em tratamento. São seis homens entre 29 e 75 anos e uma mulher de 41 anos.
Foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nas últimas 24 horas 10 testes Swab, enviados ao Lacen, em Palmas, sendo três homens, entre 38 e 68 anos; e de sete mulheres, entre 19 e 35 anos. Também foram realizados 32 Testes Rápidos, todos com resultados negativo.
No Centro de Triagem foram realizados 11 testes Swab, enviados ao Lacen, sendo de cinco homens, entre 11 e 42 anos; e de seis mulheres, entre 61 e 47 anos. Foram realizados 47 Testes Rápidos com resultados negativos.
Um homem, de 40 anos, motorista do Estado do Mato Grosso, realizou teste na Unidade de Pronto Atendimento com resultado positivo, porém a confirmação não entra nos dados de Gurupi conforme estabelece o Ministério da Saúde.
Gurupi contabiliza 619 casos descartados, 20 pessoas curadas, 42 casos suspeitos e 61 casos confirmados.
Pacientes Internados
A paciente de 66 anos que foi transferida para o Hospital Geral de Palmas (HGP), permanece internada.
Recomendações
O primeiro óbito por COVID-19 e o estágio de transmissão comunitária no município nos atentam para a necessidade de redobrar os cuidados em relação ao distanciamento social e higiene populacional, todos precisam estar atentos e colaborar para o controle da disseminação do vírus na comunidade respeitando os decretos e ações que estão sendo adotados.
O Comitê reforça para a comunidade a recomendação do uso de máscara de proteção, item que passou a ser obrigatório na cidade.
O médico e integrante do Comitê Gestor, Maurício Nauar Chaves, falou da importância desse equipamento de proteção. “A máscara deve ser usada por todos para evitar a propagação da doença. Lembrar sempre que a parte externa da máscara é contaminada, ela é o filtro, e como filtro, a sujeira fica do lado de fora, sendo assim, não se deve tocar nessa parte da máscara, se o fizer, estará perdendo a função de proteção. Também devemos ao retirá-la, mesmo tocando somente na parte de dentro, lavar as mãos logo depois, e quando ela ficar úmida ou quando vence a validade do fabricante, deverá ser trocada por outra”, explicou.
Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Vigilância Epidemiológica por meio dos números: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.