A Energisa tem facilitado cada vez mais a autoleitura para os clientes que estão na zona rural do Tocantins. Por conta das distâncias e características geográficas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que as concessionárias de energia façam a leitura do consumo de energia desses clientes a cada três meses.
E a autoleitura é uma medida importante para que os clientes rurais mantenham o controle do consumo e também evitem o faturamento pela média. Para facilitar, a empresa distribui um Calendário Rural com todas as orientações necessárias. Atualmente, a Energia tem aproximadamente 88 mil clientes residentes na zona rural do estado.
Para realizar a autoleitura é bem simples: o cliente deve anotar o número que aparece no visor do relógio de energia. Em seguida, entrar em contato com a Energisa, informar o número da unidade consumidora – disponível na conta luz – e repassar a medição. O registro dos dados coletados pode ser feito pelo aplicativo Energisa ON, pelo whatsapp da Gisa (63 99222-6664), pelo site da Energisa (energisa.com.br) e ainda pelo 0800 721 3330. Os dados de consumo devem ser informados em até três dias antes da data da próxima leitura, que está indicada na conta de energia, ou seguir as datas informadas pelo Calendário Rural.
Quando o cliente não apresenta as informações da leitura para a Energisa, o faturamento se dará de outra forma. “Se o cliente perder a data de informar a autoleitura, o faturamento se dará pela média dos 12 últimos meses conforme prevê a Resolução Normativa 414/2010. Lembrando que a visita por parte da Energisa ocorre a cada três meses, então a autoleitura é muito importante para o cliente rural”, afirma a coordenadora de Leitura da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz.