Atividade produtiva segue estável, mas empresários da indústria mantém confiança, de acordo com pesquisa da FIETO

A atividade produtiva da indústria mostrou tendência à estabilidade neste 3º trimestre, de acordo com os indicadores da Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). O indicador de Evolução do Número de Empregados ficou exatamente na linha dos 50 pontos, mostrando que o número de pessoas empregadas na indústria permaneceu estável em setembro. Já o indicador de Evolução da Produção ficou um ponto abaixo desta linha ao registrar 49 pontos.

Em comparação com o 2º trimestre, quando estes mesmos indicadores registraram 52 e 54 pontos, respectivamente, o que indicava uma leve recuperação, os números deste 3º trimestre apresentam uma leve queda em relação à produção. No entanto, os empresários seguem confiantes de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) que passou de 59,8 pontos em setembro para 61,9 pontos no mês de outubro. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o índice teve 0,4 ponto de aumento.

Ainda de acordo com a Sondagem Industrial, os empresários estão satisfeitos com o cenário financeiro. O indicador que mede a satisfação com a Situação Financeira ficou acima da linha divisória dos 50 pontos ao registrar 55 pontos. Na lista de obstáculos ao desenvolvimento industrial a Falta ou Alto Custo da Matéria-Prima foi o item mais mencionado tanto no Tocantins (57,89%) quanto na análise nacional (53,51%).

“O empresário da indústria do Tocantins tem demonstrado confiança para os próximos meses em seus negócios. Ultrapassamos o período considerado mais crítico e o segmento tem entendido que é hora de olhar para frente e inovar para superar esta crise agravada pela pandemia”, avalia o presidente da FIETO, Roberto Pires.

A Sondagem Industrial (trimestral) e o Índice de Confiança do Empresário Industrial (mensal) são realizados pelas federações de indústrias nos estados com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os empresários são consultados por meio de formulários que podem ser respondidos on-line ou por telefone. Os resultados das pesquisas são publicados na íntegra no site www.fieto.com.br no link Estudos e Pesquisas.

Comentários (0)
Adicionar comentário