Após solicitação de Léo Barbosa, governo assina decreto autorizando expedição de Carteira de Identificação para autistas

Após solicitação do deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) assinou, na tarde desta terça-feira, 04, a minuta do decreto que autoriza a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. O documento será emitido pela Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD), nova unidade gestora da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

Na ocasião, Léo agradeceu pelo atendimento à solicitação. “Quero agradecer pela sensibilidade que o Governo do Estado vem tendo com a causa e também quero parabenizar o trabalho que a nossa superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência vem desenvolvendo. O nosso objetivo é cuidar, é acolher, é promover inclusão. Hoje nós demos um grande passo com todas as famílias de autistas e ainda continuaremos lutando para que o atendimento seja cada vez mais humano e de qualidade”, destacou o parlamentar.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rosa Helena Ambrósio e diretores da SES-TO.

A superintendente Rosa Helena Ambrósio explicou que após a publicação do decreto, a expectativa é que no prazo de 30 dias o formulário para a emissão da carteira já esteja disponível no site dos serviços do Governo do Estado. “Os pais ou responsáveis vão preencher e anexar a documentação necessária, e posteriormente indicar se vão requerer a carteira física ou virtual. A carteira física será entregue por intermédio dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), dos Centros Especializados de Reabilitação (CER) ou até mesmo pelos Correios”, disse.