Após apagão de dados, Brasil confirma 1.272 mortes por covid-19 em 24h

O Brasil tem 38.406 mortes e 739.503 casos confirmados de coronavírus. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 9. Em um dia foram adicionados ao balanço mais 1.272 vítimas e 32.091 infectados. Mais de 311.000 pessoas estão curadas da doença.

O país é o que mais confirmou óbitos e casos nas últimas 24 horas em todo o mundo. Os Estados Unidos estão em segundo lugar, com 17.598 infectados e 550 mortes no período de um dia, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

O Ministério da Saúde voltou a divulgar na noite desta terça-feira os dados completos sobre a pandemia do coronavírus no Brasil. Desde o dia 5 de junho, o governo decidiu fazer uma atualização parcial, só com os números das últimas 24 horas.

A pasta cumpriu uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o governo apresentasse diariamente todos os dados epidemiológicos, inclusive os números acumulados de ocorrências e de mortes causadas pela covid-19.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve nesta terça na Comissão Externa da Câmara dos Deputados para explicar o apagão de dados. Ele disse que a forma como era apresentada antes, a “informação não dizia nada” e que agora “são plenas, transparentes e reais, em tempo real.”

Há 25 dias o Brasil está sem ministro da Saúde. Pazuello está no cargo de forma interina, desde a saída de Nelson Teich. Ele ficou apenas 28 dias no cargo, após substituir Luiz Henrique Mandetta.

Comentários (0)
Adicionar comentário