O araguainense Anderson Martins, do Projeto Respira, foi eleito pela comunidade em geral, como o Jovem Protagonista do Tocantins. O vencedor, escolhido por votação popular, receberá um Fundo semente de R$ 5 mil para subsidiar a realização do projeto.
Anderson Martins é estudante de filosofia e idealizador do Projeto Yoga Araguaína. O jovem de 25 anos, desenvolve as ações no Parque Cimba. “Essa é uma vitória de muitas pessoas e comunidades. Estou muito feliz e honrado com essa experiência. Esse momento foi incrível, de muito aprendizado”, destacou o estudante do Norte do Estado.
O vencedor da primeira edição do Projeto Jovens Protagonistas, reconhece a importância de ações transformadoras realizadas por meio desses projetos. “Ser Jovem Protagonista pra mim é ser social, é me reconhecer como sujeito das experiências da vida e onde eu posso fazer alguma coisa por mim, pela minha cidade, pela realidade ao meu redor e compreender que as coisas podem ser mudadas, podemos transformar a cultura, o esporte, a arte, a juventude e o yoga, que é o meu caso, sendo um instrumento, um veículo, pra gente fazer transformação social e viver melhor”, acrescentou.
Jovens Protagonistas
Desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (SEJU), o Projeto Jovens Protagonistas foi lançado em maio e tem como objetivo selecionar jovens de 15 a 29 anos, que desenvolvem projetos ligados a diferentes áreas como cultural, ambiental, social, esportiva, entre outras. O objetivo é incentivar e fomentar as iniciativas protagonistas e transformadoras, para além do reconhecimento, dando condições concretas para o seu desenvolvimento.
Os jovens Anderson Martins (Projeto Respira); Izabela Cristina (Projeto Damas da Bola – Formoso do Araguaia); Alice Rocha (Projeto Distribua Perseverança – Porto Nacional); Giovanna Fonseca (Projeto Apae Noel – Taguatinga) e Marcos Vinicius (Projeto Cerrado em Ação – Palmeirante), foram selecionados para a última fase, após as etapas de seleção e capacitações. Na etapa final, a equipe técnica da Secretaria dos Esportes e Juventude, realizou visitas aos cinco projetos finalistas, no qual também foram realizadas articulações com gestores municipais das políticas públicas para a juventude das cidades das quais esses jovens pertencem.
A votação popular dos cinco projetos-ações ocorreu de forma on-line, totalizando 98.085 votos. Anderson Martins contabilizou 63.794 mil votos (65%). A segunda colocada, Izabela Cristina, registrou 12.166 votos (12,4%). Giovanna Fonseca, obteve 9.741 votos (9,9%). O quarto colocado, Marcus Vinicius, contou com 9.251 (9,4%) e Alice Rocha, obteve 3,15 (3,2%).
A diretora de Juventude da Secretaria dos Esportes e Juventude, Júlia Albuquerque, destacou que a participação de todos os envolvidos, resultou no sucesso da primeira edição do projeto. “Já temos o resultado do ganhador que é o Jovem Protagonista do Tocantins. Conhecemos de perto a realidade de cada projeto e vimos o quanto é necessário, o reconhecimento de cada um desses jovens e a importância do protagonismo de cada um”, enfatizou.