A 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) foi lançada nesta terça-feira, 16, e uma das novidades da edição de 2024 é a ação social “Agrotins Alimenta Quem Precisa”, uma campanha que vai arrecadar alimentos que serão encaminhados a instituições de caridade e casas de apoio de todo o Tocantins. A ação inédita é uma iniciativa da primeira-dama do Estado do Tocantins e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
Público, expositores e parceiros estão convidados a aderirem à campanha levando 1 kg de alimento não perecível ao visitar a Agrotins, que acontece de 18 a 24 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha. As doações serão recebidas também no show da Agrotins, que acontece no dia 09 de maio, com as duplas Di Paulo e Paulino e Humberto e Ronaldo, além do cantor Dorgival Dantas.
Na cerimônia de lançamento oficial, o governador Wanderlei Barbosa citou a ação social, reforçando que a entrada na Agrotins continua sendo gratuita e a participação na campanha é voluntária. “Aquele que o coração tocar e puder levar 1 kg de alimento não perecível, assim como o empresário que compreender que pode levar uma cesta básica, será muito bem-vindo”, afirmou.
Idealizadora da ação, a primeira-dama Karynne Sotero ressaltou que “a Agrotins já é uma referência, afinal é a maior feira de agrotecnologia da região Norte que recebe mais de 200 mil pessoas anualmente. Nós convidamos a todos para juntarem-se a nós nessa grande oportunidade de praticar a solidariedade”.
Agrotins 2024
Com o tema Bioeconomia, uma abordagem inovadora para impulsionar a produção agrícola de forma sustentável, a Agrotins 2024 vai contar com mais de 900 expositores. Entre as novidades deste ano está a ampliação do espaço onde é realizada a feira, sendo a área total expandida para 500 mil m², com mais de 200 mil m² dedicados à exposição, permitindo uma maior participação de empresas e comerciantes.
A Agrotins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agronegócio, instituições e órgãos públicos, de pesquisa e educacionais.