AGROCRÉDITO: mais de 400 pequenos agricultores participam de evento da Prefeitura de Porto Nacional

Com foco em ofertar melhores condições financeiras aos pequenos agricultores, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 08, o I Agrocrédito, promovido pela Prefeitura de Porto Nacional por meio da Secretaria da Agricultura e Produção, foi um sucesso que lotou o auditório do IFTO (instituto Federal do Tocantins).
O evento, que reuniu mais de 400 trabalhadores rurais, apresentou, por meio das instituições financeiras, SICREDI, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, as melhores formas de buscar financiamentos com taxas reduzidas, além de garantir uma melhor qualificação para a produção trará desenvolvimento para a agricultura familiar do município.

Durante o evento, o agricultor familiar Maurício Barbosa, contou a sua experiência com o financiamento e agradeceu ainda a prefeitura pelo apoio. “Na minha propriedade, fazemos doce de leite e tínhamos um sonho de vender esse material, porém, precisamos investir em equipamentos e na infraestrutura da nossa fazenda e foi aí que recebemos a orientação da secretaria municipal sobre financiamentos. Realizamos no ano passado e conseguimos expandir o nosso negócio”, pontuou.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, falou sobre a importância do evento. “Esse é mais um passo importante para a nossa agricultura, tivemos a iniciativa de provocarmos o primeiro encontro com os nossos agricultores da agricultura familiar e é exatamente esse evento que irá levar aos agricultores, as facilidades e oportunidades para que eles possam avançar com as suas produções”, destacou o prefeito.

Na ocasião, o secretário municipal da Agricultura, Arlindo Lopes, pontuou sobre ação. “O AGROCRÉDITO é realmente uma integração da prefeitura, instituições financeiras e os pequenos produtores rurais. Sempre vendo a dificuldade do produtor na hora de adquirir o crédito a fim de alavancar a sua plantação, decidimos realizar esse evento rico de informações esclarecedoras para cada um deles”, explicou.

Já a gerente do SICREDI de Porto Nacional garantiu que o evento foi fundamental. ”O que falta é realmente conhecimento e proximidade com as instituições financeiras. Esse é um evento importante e que fará total diferença na vida desses pequenos agricultores. Estamos aqui à total disposição de todos a fim de tirar todas as suas dúvidas e assim, poder ofertas as melhores condições de crédito”, disse.

 

Avanços

Durante o evento, o secretário municipal da Agricultura e Produção, Arlindo Lopes, realizou uma prestação de contas à população. Somente no ano de 2023, serviços importantes como gradagem, distribuição de calcário, abertura de cacimbas, assistência técnica ao pequeno e médio produtor de forma totalmente gratuita fizeram total diferença para que a capital do turismo no estado se consolidasse também como a capital do agronegócio tocantinense.