A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está conscientizando empresários de estabelecimento aquícola sobre a importância da realização de cadastro e/ou recadastro. Nesta quinta-feira, 9, fez uma visita técnica no maior estabelecimento aquícolas do Estado do Tocantins, na Fazenda Pantanal, no município de Sítio Novo do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, onde foi realizado o recadastramento da piscicultura, que possui uma produção de aproximadamente 200 toneladas de peixes por mês.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAA), Elias Mendes, disse que a visita técnica ao estabelecimento que é referência no Tocantins e estados vizinhos teve o objetivo de realizar o recadastramento e fazer uma vigilância ativa na piscicultura. “Além do recadastramento do estabelecimento, orientamos o proprietário sobre as boas práticas de manejo sanitário e de produção, que são medidas adotadas por ele na piscicultura,” ressaltou Elias Mendes. A visita técnica foi acompanhada pelos servidores da Adapec que atuam naquela região.
Na piscicultura, do senhor Gilvan Barros, ele cria diversas espécies de peixes, com destaques para a produção de tambatinga e tambaqui, chegando a produzir mais de 2 mil toneladas de peixes anualmente, que são comercializados no Tocantins, Pará e Maranhão. Ele disse que tem orgulho de ser piscicultor na região do Bico do Papagaio e de estar contribuindo com a economia do Tocantins e do Brasil. “Sobre a presença da Adapec aqui em nossa propriedade, quero ressaltar antes, que este é um órgão parceiro do produtor, que traz orientações essenciais para sanidade dos nossos animais, e este controle sanitário feito por meio do cadastro das pisciculturas e das visitas que recebemos é necessário para continuarmos produzindo e comercializando nossos produtos com qualidade,” pontuou Gilvan Barros.
Cadastro de pisciculturas
A Adapec iniciou em março do ano passado, o cadastro e recadastramento de todas as pisciculturas do Estado, como uma medida para o controle de doenças que podem afetar os peixes. Na visita são coletadas e repassadas diversas informações importantes para o controle sanitário por parte da Agência, como: importância da notificação de doenças, emissão da GTA, desinfecção dos viveiros, qualidade da água, controle da densidade populacional dos peixes, etc.
Atualmente estão cadastrados 925 estabelecimentos aquícolas junto à Adapec, sendo que a meta prevista é de aproximadamente 2 mil pisciculturas serem cadastradas em todo Estado. Por isso, a Agência vem intensificando o cadastro e recadastro das pisciculturas em todo o Tocantins.
“O cadastro é obrigatório para todas as pisciculturas, tanto aquelas que estão na zona rural quanto as da zona urbana, independente da finalidade e tamanho do seu estabelecimento. Por isso, pedimos a contribuição dos piscicultores para procurarem o escritório da Adapec do seu município e façam o cadastro, pois esta é uma forma de controlarmos as doenças que possam afetar estes animais,” pontuou Elias Mendes, completando que o produtor não pagará nada pelo cadastro, e é um procedimento simples, prático e necessário visando inclusive o sucesso do produtor na atividade.