Teve início nesta quinta-feira, 17, e segue até sexta-feira,18, em Campo Grande – MS, uma reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, que reúne os representantes das Agências de Defesas Agropecuárias do país. Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) participam do evento.
Segundo o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, nessa reunião o foco principal é o cadastro agropecuário e sua importância na defesa agropecuária animal e a integração com as mais diversas bases de dados, além das perspectivas de várias tecnologias aplicadas à defesa sanitária que já são aplicadas em outras Agências.
“O Tocantins se faz presente por meio da Adapec em busca de melhorias neste ambiente tecnológico e a troca de experiência que estamos construindo com as demais Agências para atualizar e inovar o sistema de defesa agropecuária do nosso Estado, principalmente porque em 2023 vamos retirar a vacinação contra a febre aftosa e por isso, precisamos de uma base de dados eficiente,” destacou Lenito Abreu.
Na programação estão sendo debatidos temas como: novas tecnologias utilizadas no cadastro e fiscalização do trânsito animal e vigilância por quadrante e uso dos polígonos na defesa sanitária animal; uso da plataforma de defesa sanitária animal no Programa de Sanidade Avícola; rastreabilidade animal; situação atual da plataforma de gestão agropecuária, entre outros.
Visita ao IAGRO
Os representantes da Adapec também fizeram uma visita na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO) para conhecerem as tecnologias e os sistemas de defesa agropecuária daquele Estado e propor parceria entre as Agências.