Teve início na tarde desta segunda-feira, 3, e segue até o próximo dia 5, um curso sobre sanidade apícola, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A capacitação está sendo realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária, em Palmas. Participam do curso 40 médicos veterinários da Adapec de todas as regiões do Estado.
Na abertura do curso, o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, disse que o processo de capacitação dos servidores da Agência é essencial para manter a defesa sanitária forte, e com isso, contribuir com o desenvolvimento do agronegócio no Tocantins. “A apicultura está se reestruturando no Estado e o governo dará todo o apoio para que esta atividade cresça, por isso, estamos investindo no nosso corpo técnico para que possa garantir a sanidade e termos uma produção de mel com mais qualidade,” ressaltou Lenito Abreu.
O auditor fiscal da Superintendência da Agricultura e Pecuária do Tocantins (SFA/TO), Luís Eduardo Cardoso da Rocha, explicou que o Programa de Sanidade Apícola está em fase inicial no Tocantins e no restante do País, e que o Mapa está fazendo estes convênios para treinamentos a fim de que atividade possa se desenvolver e gerar emprego e renda. “Queremos que toda a cadeia desenvolva e a sanidade é fundamental neste processo, e vamos ter a oportunidade de ver a aplicação deste conhecimento no dia-a-dia nas Unidades Locais da Agência,” disse Luís Eduardo.
No curso serão abordados temas como: Identificação de espécies de importância para o Tocantins; meliponicultura; apicultura; mortalidade de enxames/intoxicações; inspeção de produtos apícolas; principais enfermidades que acometem as abelhas, identificação das doenças e diagnósticos clínicos; prevenção e tratamento; manejo; procedimentos obrigatórios em vigilância epidemiológica; legislação sanitária e aula prática em melipiário.
O curso conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Ruraltins e Universidade Federal do Tocantins.