Comportamentos tóxicos, falta de reconhecimento e uma cultura indesejada no trabalho são alguns dos pontos que a maioria dos líderes sabe que podem levar a uma migração de bons profissionais da sua empresa. Em outras palavras, um verdadeiro êxodo.
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Apesar disso, bons líderes podem perder de vista outros pontos que causam esse problema, para o escritor especializado no mundo corporativo Scott Mautz. Ele listou em um artigo no site Inc. os sete principais.
1. Deixar de ajustar a missão
Para garantir motivação, é necessário que cada pequena tarefa de um funcionário esteja conectada com um propósito maior, a chamada missão da empresa. E ele precisa saber disso: como o seu dia a dia está conectado com o todo.
Para Scott Mautz, muitos líderes esquecem de fazer ajustes para conectar as tarefas dos funcionários ao propósito maior. Assim, elas vão embora.
2. Dar pouca atenção à carreira dos funcionários
Na visão de Scott Mautz, é necessário mostrar aos funcionários que você se preocupa com a carreira deles tanto quanto com a sua.
É importante estar atento para não subestimar o quanto isso é importante.
Para isso, é necessário entender o que a pessoa deseja da sua carreira e, em seguida, traçar um plano que ele chegue lá.
3. Concentrar-se no processo ao invés do progresso
Em vez de ignorar os problemas dos processos burocráticos, bons líderes devem checar como “a maneira certa de fazer as coisas” pode estar atrapalhando o progresso de uma tarefa.
Esse desgaste pode drenar a energia do funcionário.
4. Ser “consistentemente inconsistente”
Se tem uma coisa que as pessoas no trabalho não gostam é a incerteza e a falta de clareza. Por isso, bons líderes devem ficar atento à consistência de suas tomadas de decisão.
“As pessoas odeiam a incerteza e preferem ter um chefe com quem nem sempre concordam em termos de como agem e decidem, mas de quem pelo menos saibam o que esperar”, afirma Mautz.
5. Impulsionar prioridades conflitantes
Quando existe mais de um líder em um projeto, há o risco de as prioridades e direções recomendadas serem opostas. Pode acontecer de eles terem uma agenda própria e levarem as equipes a caminhos diferentes.
6. Deixar de abordar quem está com baixo desempenho
Mesmo bons líderes podem acabar ignorando o baixo desempenho de alguns funcionários. Muitos acreditam até que já estão dando todas as chances de melhoria e sucesso para ele. No entanto, eles podem estar apenas se esquivando do seu dever.
7. Não valorizar quem merece
O último erro listado por Mautz, mas não menos importante, é um dos mais comuns: a falta de reconhecimento às pessoas. E isso acontece principalmente quando o líder se deixa levar pelo excesso de demandas do trabalho e rotina corrida.
Para isso, existem mais opções do que o tradicional aumento de salário. “É uma necessidade humana básica a ser apreciada e posso garantir mais saídas do que você deseja se você não estiver dando a devida atenção”.