A convite da Prefeitura de Campos Verdes, no estado de Goiás, a Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) marcou presença em um dos estandes na VIII Feira Internacional das Esmeraldas, que ocorreu entre os dias 22 a 24 de setembro. O evento tem o objetivo de divulgar e explorar todo o potencial em pedras preciosas dessa rica região, discutir questões sociais e ambientais e impulsionar a cooperação internacional no desenvolvimento dos recursos minerais naturais.
Com a expectativa de atrair mais de 45 mil visitantes de doze estados, a feira contou com a participação de 40 expositores em 30 estandes e 18 pontos de comercialização na praça de alimentação.
Uma das atrações mais populares da Feira foi o “Garimpe e Pague”, onde os visitantes tiveram a oportunidade de garimpar esmeraldas com as próprias mãos. A Feira também ofereceu visitações às minas com até 200 metros de profundidade, mostrando potencial do turismo mineral.
Na ocasião, a Ameto recebeu a visita do presidente da Federação Nacional da Mineração, Gilliard Silva.
O presidente da Ameto, Mauro Mota, agradeceu ao prefeito do município, Haroldo Naves, pelo convite e pela confiança. “É importante sabermos que o trabalho da Agência está sendo reconhecido em tantos lugares. Nossa participação na feira foi uma excelente oportunidade de estreitar laços com Campos Verdes, aprender mais sua experiência, especialmente no setor da cadeia produtivas de esmeraldas, além de divulgar o potencial que o Tocantins tem na mineração”, declarou.
Palestra
Em sua participação na feira, a Ameto também levou a palestra “Projeto Mineração nas Escolas: um estímulo à formação em Geociências”, ministrada pelo doutor em geologia e geólogo da Agência, Sanclever Freire Peixoto, que falou sobre detalhes dos cursos de geologia no Brasil e a profissão de geólogo (a). O público alvo foi cerca de 90 alunos e professores de escolas públicas de Campos Verdes.
Comentários estão fechados.