Acessibilidade: calçadas novas devem repousar por 24 horas para completa secagem
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), está realizando a renovação do calçamento de praça da Arse 21 (204 Sul). Trechos danificados foram retirados e estão sendo refeitos para melhoria do passeio da praia. Rampas de acessibilidade também serão instaladas. Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Superintendência de Obras Civis realiza nesta quarta-feira, 15.
Para garantia da qualidade do material aplicado, a Seisp pede que a população evite transitar pelos pontos recém-aplicados para que a secagem ocorra sem falhas ou danos. Para isso, é preciso respeitar descanso do material de pelo menos 24 horas para secagem uniforme e completa. Desta forma, todos os pontos com concreto novo ficam identificados com fita zebrada para que pedestres não trafeguem por ali.
Mais calçadas
Também foram feitas ampliações de calçamento com rampa de acessibilidade nas Quadras ACNO 1 (103 Norte) e Arse 82 (806 Sul) e no cruzamento da LO-08 com a Teotônio Segurado, dois dos pontos identificados pelo levantamento para revisão de calçadas que a pasta iniciou este ano e já concluídos.
Segundo a Seisp, a Quadra Arse 132 (1306 Sul) – alamedas internas e passeio externo – e o distrito de Buritirana também foram beneficiados com mais calçadas e rampas de acessibilidade. Outro ponto que recebeu melhorias em passeio foi a AENE 23 (206 Norte), as novas calçadas atendem comunidade escolar e de área residencial vizinha ao Colégio da Polícia Militar (CPM). O Setor Santa Fé será um dos próximos pontos a serem atendidos.
Para ampliar calçamento de áreas de passeio e acessibilidade na cidade, a Seisp vem identificando pontos para melhorias voltadas para atender o pedestre. Conforme já divulgado pela pasta, a meta é realizar a revisão de 200 pontos distintos de calçadas em toda a Capital para correção ou ampliação do calçamento. As correções e melhorias de acessibilidade serão executadas pela própria Seisp, com recursos próprios, ao longo do ano. O levantamento faz parte da primeira fase do Plano de Ação de Acessibilidade da Pasta com apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (Sesmu).