O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Com histórico de assassinatos políticos, Rússia pode ter tentado sabotar voo da presidente da Comissão Europeia

Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp, o maior portal de notícias do Tocantins, isenção e imparcialidade, e receba as notícias no celular.

O avião que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sofreu uma interferência no sistema de GPS durante sua viagem à Bulgária, no último domingo (31/8). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (1º/9) pela porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podestà, que suspeita de uma ação deliberada da Rússia.

Segundo Podestà, houve uma “interferência flagrante do sinal GPS”, considerada grave o suficiente para acionar alertas de segurança. Apesar do incidente, o avião pousou com segurança.

“Estamos, é claro, cientes e, de certa forma, acostumados às ameaças e intimidações que são parte regular do comportamento hostil da Rússia”, declarou Podestà ao The Guardian.

Ela acrescentou que o episódio reforça o compromisso da União Europeia em ampliar suas capacidades de defesa e intensificar o apoio à Ucrânia.

“Esse tipo de interferência apenas sublinha a urgência da missão que a presidente está realizando nos Estados-membros da linha de frente”, completou.

A situação elevou o alerta entre autoridades europeias, especialmente após a declaração da porta-voz de transportes da UE, Anna-Kaisa Itkonen, que afirmou haver “muitas atividades de interferência e falsificação de sinal, especialmente no flanco oriental da Europa” — uma referência à proximidade com áreas de influência russa.

Em resposta, o Kremlin negou qualquer envolvimento. O porta-voz Dmitry Peskov classificou as suspeitas como infundadas, segundo informações preliminares da imprensa russa.

Comentários estão fechados.