A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) realizou, entre os dias 4 e 8 de agosto, a Operação Especial Eficiência Energética. A iniciativa teve como objetivo verificar se os eletrodomésticos comercializados no Estado estão em conformidade com a regulamentação vigente, especialmente quanto à presença da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que informa ao consumidor o desempenho energético de cada equipamento.
A ação integra o calendário de operações especiais de fiscalização promovidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em todo o País. O foco da fiscalização foi direcionado a eletrodomésticos com maior presença nos lares brasileiros, como televisores, refrigeradores, máquinas de lavar roupas e aparelhos de ar-condicionado.
De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa, a operação é fundamental para garantir a segurança e os direitos do consumidor. “Essa ação representa mais segurança e informação para a sociedade, destacando a importância de o consumidor estar atento aos dados de eficiência energética antes de realizar uma compra”, ressaltou o gestor.
No Tocantins, a operação foi realizada na região central do Estado, com foco na capital, Palmas. Ao todo, foram realizadas seis visitas técnicas a estabelecimentos comerciais, resultando na fiscalização de 154 produtos. Nenhuma irregularidade foi identificada durante as inspeções, o que evidencia o cumprimento das normas por parte dos estabelecimentos vistoriados.
Comentários estão fechados.