Governo do Tocantins fortalece agroindústrias da região sudeste com visitas técnicas e articulação de parcerias
Com foco na expansão das cadeias produtivas e no fortalecimento das agroindústrias locais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), realizou, na última sexta-feira, 4, uma série de visitas técnicas a empreendimentos agroindustriais na região sudeste do estado. Integraram a equipe da Sics o secretário Carlos Humberto Lima; o secretário-executivo Elenil da Penha; superintendentes e diretores da Pasta e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A agenda de trabalho teve início na Fazenda Piracema, localizada no município de Almas. O local é um complexo agroindustrial que reúne frigorífico de pescado, queijaria, criação de gado de leite e de corte, além de áreas dedicadas ao plantio e tratamento de eucalipto. O proprietário do empreendimento, Valtei Valadares Rosa, ressaltou a importância da presença do governo estadual como aliado no fortalecimento da produção local. “Mais uma vez, o governo sempre preocupado em entender as nossas demandas. Essa proximidade é essencial para que possamos crescer com segurança e apoio técnico, ampliando nossa capacidade de produção e geração de empregos”, afirmou.
O secretário Carlos Humberto Lima destacou o papel estratégico das visitas técnicas como ferramenta de escuta ativa e formulação de políticas públicas eficientes. “A missão do Governo do Tocantins é estar presente nos territórios, ouvindo empresários, produtores e trabalhadores para identificar gargalos e potencializar soluções. Nossa intenção é contribuir para a expansão sustentável dessas cadeias produtivas, sempre em diálogo com o setor privado e os demais entes federativos”, pontuou.
Ainda no município de Almas, a equipe visitou o Grupo Atlântida, que opera na Fazenda Dedo de Deus. No local, a produção é voltada à piscicultura, com tanques para criação de peixes e uma fábrica de ração. Um novo frigorífico de pescado está em fase de construção e deve reforçar a capacidade produtiva do grupo nos próximos meses.
Em Dianópolis, o roteiro seguiu para o polo agroindustrial Fazenda Atlântida, também pertencente ao grupo, onde são cultivados algodão, milheto, soja, milho e eucalipto. O sócio do Grupo Atlântida, Marcelo Carassa, destacou os avanços e as expectativas com a retomada da produção de pescado e o fortalecimento das parcerias institucionais. “Para nós, é muito importante ter a presença do Governo do Tocantins como suporte, pois o nosso foco é diversificar e modernizar as operações, sempre alinhados às boas práticas e, assim, trazer mais desenvolvimento para região sudeste e levar o Tocantins a todos os cantos do Brasil”, afirmou.
As visitas fazem parte da estratégia da Sics de ampliar o diálogo com empreendedores e produtores em todas as regiões do Tocantins, promovendo inclusão produtiva, inovação e desenvolvimento territorial sustentável.
Comentários estão fechados.