O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Concurso INSS: edital deve ser lançado a partir de 2022

0

O novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é mais do que esperado, uma vez que o órgão já possui um déficit estimado em quase 20 mil servidores. A mais recente novidade confirmada pela assessoria do órgão, em maio de 2020, é que a partir de 2022 esse edital deve começar a ser concretizado.

No momento, o INSS ainda precisará avaliar quais são as suas reais necessidades de pessoal para, só depois, enviar pedido ao Ministério da Economia. Essa avaliação deverá durar cerca de um ano.

Como a autarquia está em fase de contratação de temporários (aposentados e militares da reserva), que inclusive começarão a trabalhar a partir de 08 de junho de 2020, a expectativa é de que somente após a finalização desses contratos temporários será iniciado o processo de petição das novas vagas efetivas.

A assessoria de imprensa do INSS esclareceu ao Concursos no Brasil que, por enquanto, esses contratos temporários irão melhorar de imediato o “atendimento e análise de benefício” e que isso “ajudará a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias”.

Situação atual do concurso INSS

O concurso do INSS somente voltará a ser objeto de análise pela metade de 2021, que é quando se encerrarão os contratos temporários da força-tarefa composta pelos inativos (aposentados e militares da reserva). 

No contato com a assessoria de imprensa, obtivemos a informação de que o instituto trabalha com a possibilidade de “até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo”. Somente após esse procedimento será possível programar “concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”.

A assessoria informou ainda que o INSS “não protocolou solicitação de concurso público junto ao Governo Federal em 2020”, por estar passando “pela maior transformação de sua história, que findará em novos rumos para a autarquia, com prestação de serviço com mais agilidade, qualidade e segurança”.

Destacamos que, neste momento de transformação, estão sendo realizados profundos estudos no órgão, no sentido de mapear, considerando o novo cenário em que a Casa se encontra, qual a real necessidade de pessoal e suas qualificações para, futuramente, ser apresentado ao governo federal pedido de recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS”, complementou.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.