O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Janad manifesta preocupação com queimadas e diz que cidade não está preparada para uma calamidade climática

A candidata à prefeitura de Palmas, Janad Valcari (PL), manifestou preocupação diante da onda de queimadas que tem tomado conta da capital, prejudicando a qualidade do ar e afetando diretamente a saúde e a rotina da população. Janad afirmou que a cidade não está preparada para enfrentar esse tipo de calamidade, destacou a falta de um plano climático efetivo por parte da atual gestão e sugeriu ações para o combate a incêndios e proteção ambiental.

Segundo a candidata, Palmas precisa de uma resposta urgente e eficaz para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e precisa unir forças ao governo estadual. “A cidade nunca parou para fazer um plano de verdade para enfrentar as mudanças climáticas. É preciso uma parceria forte entre a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, e já conversei com o governador Wanderlei Barbosa sobre isso,” afirmou Janad.

Janad explica que é preciso investir em capacitação específica para brigadistas de incêndio florestal e também em equipamentos modernos para apoiar o Corpo de Bombeiros no enfrentamento de focos de incêndio em áreas urbanas e rurais. “Nesta época do ano, não podemos ter queimadas rurais ou urbanas, em nenhuma hipótese. Precisamos agir com firmeza e urgência,” disse a candidata.

Além das ações emergenciais, Janad destacou a importância de conscientizar os produtores rurais para evitar o uso do fogo, especialmente durante o período seco. “Vamos criar um prêmio para os agricultores que não queimarem suas terras. Essa é uma forma de incentivar boas práticas e preservar o meio ambiente,” explicou Janad.

A proposta de Janad também inclui a restauração de áreas degradadas para proteger as nascentes e córregos que abastecem o município. Segundo ela, é essencial investir na recuperação de áreas verdes e incentivar práticas sustentáveis, como o uso de serviços baseados na natureza para a preservação dos recursos hídricos. “Chega de falar que Palmas é a capital ecológica, uma cidade inteligente e sustentável, enquanto todo ano a cidade queima inteira. É preciso agir,” declarou.

Comentários estão fechados.