O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Com ações do Governo do Estado, Tocantins ocupa 1ª posição no ranking nacional do comércio varejista

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), traz o Tocantins como destaque no comércio varejista em julho de 2024. O estado ocupa o 1° lugar no ranking, com crescimento de 6,7% na comparação com junho deste ano.

O 1° lugar no comércio varejista acumulado de 12 meses também é do Tocantins, com crescimento de 9,8% no volume de vendas. E na comparação com julho de 2023, novamente o Tocantins atinge o 1° lugar do ranking nacional com variação das vendas no comércio varejista, atingindo um crescimento de 18,1%. Para a comparação com junho deste ano, no comércio varejista ampliado, o Tocantins ocupa o 2° lugar no ranking, com crescimento de 7%.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que os números mostram o empenho do Estado em levar desenvolvimento para todos os cantos. “Todos os investimentos que temos feito na infraestrutura do estado, no ambiente de desenvolvimento do comércio e dos negócios, com o propósito de aprimorar as condições de logística para que novas oportunidades sejam criadas para a população, estão gerando esses números positivos e melhorando a condição de vida e o acesso ao comércio como um todo. Isso me deixa ainda mais confiante no trabalho que estamos desenvolvendo”, ressalta.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, enfatiza que o planejamento em ações de logística é fundamental para gerar um momento favorável ao comércio e às vendas. “Quando a população tem emprego e a renda melhora, esse resultado é visto no comércio, um exemplo disso está nos bons números do mês de julho, refletindo as vendas das temporadas de praia, das feiras agropecuárias e das festas juninas. Seguimos trabalhando com planejamento para que estes números se mantenham”, evidencia o secretário.

Dados nacionais

As vendas subiram em 15 unidades da federação na passagem de junho para julho de 2024, na série com ajuste sazonal, o crescimento de vendas do comércio varejista nacional foi acompanhado por taxas positivas em 15 das 27 Unidades da Federação (UFs), com destaque para: Tocantins (6,7%), Piauí (3,5%) e Paraíba (3,0%). Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, foram 14 UFs com resultados positivos, com destaque para: Piauí (8,4%), Tocantins (7,0%) e Acre (2,0%).

Frente a julho de 2023, as vendas subiram em 25 UFs, com a variação das vendas no comércio varejista, no corrente mês, predominantemente positiva em termos regionais, alcançando 25 das 27 UFs, com destaque para: Tocantins (18,1%), Paraíba (18,0%) e Piauí (16,4%).

Comentários estão fechados.