Com a vigência do período de estiagem e o clima ficando mais seco e quente, a tendência é que o consumo de energia aumente no Tocantins até meados de outubro. E, para que o cliente acompanhe como está o consumo e controle o valor da conta de energia, uma opção viável é fazer a autoleitura. No caso do cliente rural, essa medida é ainda mais importante, já que ele pode informar à concessionária, evitando o faturamento pela média.
Cerca de 12% dos consumidores de energia elétrica no Tocantins fazem parte do público que pode realizar a autoleitura. Hoje, em média 10 mil tocantinenses já realizaram a autoleitura mensalmente.
O que é a autoleitura
A autoleitura é um procedimento regular e autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para todo o país, que viabiliza o acompanhamento do consumo da conta de energia mensalmente. A Autoleitura é indicada em especial para os clientes que residem na zona rural, regiões que devido à dificuldade de acesso, a Distribuidora realizada a leitura regular a cada três meses. Os clientes devem seguir as datas informadas no calendário rural, que são entregues pelos leituristas e ficam disponíveis nas agências de atendimento da Energisa.
“Fazer a autoleitura é algo simples e intuitivo. O cliente precisa anotar o número registrado no medidor sem tocar no padrão de energia, ou seja, apenas de forma visual e tirar a foto legível do medidor. Após isso, é só entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento como o WhatsApp e fornecer as informações, anexando a foto. É um processo simples e que foi pensado para garantir maior comodidade aos clientes”, explica a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz.
Como realizar a autoleitura
O cliente deve estar atento às datas informadas no calendário rural, entregue pela Energisa. Os dados de consumo devem ser informados com até 3 (três) dias antes da próxima data de leitura, que também está indicada na conta de energia, ou seguir as datas informadas pelo calendário rural.
O medidor possui um visor onde contém os dados de consumo. Sem tocar na caixa de medição, o cliente deve informar anotar os números e enviar as informações por meio de um dos canais de atendimento da Energisa. Para os medidores que possuem dois canais de leitura, como os de Unidades Consumidoras com Geração Distribuída e Irrigantes, por exemplo, a leitura dos dois canais deve ser informada.
É importante relembrar que os leituristas visitam as propriedades rurais a cada 3 meses e, caso não seja informada a autoleitura, o faturamento da conta será pela média de consumo dos últimos 12 meses, conforme regulamentação. Por isso, é fundamental que os clientes realizem o procedimento de acordo com as orientações.
Os dados da autoleitura podem ser encaminhados pelo cliente rural por meio de um dos canais de atendimento da Energisa:
Aplicativo Energisa ON (Disponível para Android e IOS) – Acessar o aplicativo com seus dados, escolher a opção “SERVIÇOS” e escolher o ícone “Informar leitura”.
Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br
Call center – 0800 721 3330
Site Energisa - www.energisa.com.br
Próximo
Comentários estão fechados.