O Governo do Tocantins abriu cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira, 14, em Paraíso, e as unidades já estão em funcionamento. O serviço, que beneficiará mais de 100 mil habitantes residentes na Região de Saúde Cantão, é resultado da contratualização que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou com o Hospital do Coração do Tocantins.
“A saúde é nossa prioridade e estamos sempre empenhando todos os nossos esforços para garantir um atendimento de qualidade à nossa população”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, visitou o Hospital do Coração na sexta-feira, 10, para verificar a estrutura e a capacidade técnica da unidade. “Para que assim possamos firmar uma parceria que atenda os anseios da população do Vale do Araguaia, pois é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, que os leitos de UTI sejam disponibilizados o mais breve possível aos usuários do SUS”, pontuou.
O secretário também esteve no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), onde acompanhou a rotina da unidade e verificou as necessidades locais. “Temos andado em nossos hospitais para acompanhar de perto a assistência prestada à comunidade, ouvir os nossos servidores e atender as demandas existentes em cada localidade. Assim, temos conseguido atender melhor nossa população, bater recordes de cirurgias, ampliar serviços e melhorar a cada dia a saúde pública do nosso Estado”, finalizou.
Durante as visitas, o gestor da SES-TO esteve acompanhado do secretário-executivo da Governadoria, Osires Damaso; e do diretor-geral do HRPT, Diego Segger. “É sempre bom quando o gestor vem pessoalmente ver a realidade da unidade. Isso deu um suporte maior e, agora, tivemos a sinalização, por parte do secretário Carlos Felinto, de que as obras estruturais serão retomadas e que teremos suporte de UTI aqui mesmo na cidade de Paraíso. Sem dúvidas, são avanços significativos para a população”, ressaltou o secretário-executivo da Governadoria, Osires Damaso.
Parcerias na região
Desde 2021, a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado na ampliação dos serviços à população do Vale do Araguaia, com a disponibilização de UTI móvel no Hospital Regional de Paraíso e convênio com os municípios para a realização de cirurgias eletivas nos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) das cidades daquela região. Mais de 4 mil pessoas já foram beneficiadas com os convênios.
Oferta de UTIs
O Governo do Tocantins tem trabalhado para ampliar a assistência em alta complexidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais ações está a ampliação em 131% nos números de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos, saindo de 80 para 185; e em 43% os leitos de UTIs infantis, que foram de 72 para 103.
Comentários estão fechados.