Vereador Mauro Lacerda convida população a engajar na campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama
Outubro é um mês simbólico para as mulheres. É a data da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A campanha acontece concomitantemente em vários países e tem por objetivo alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Todos os meses o vereador da capital Palmas, Mauro Lacerda (PSB), realiza uma brilhante campanha na rede social convidando a comunidade para levantar a bandeira da saúde e de prevenções. Neste mês a campanha é voltada à população feminina e conclama toda a população a participar da iniciativa. “A saúde e a vida de nossas mulheres importam muito”, pontuou o parlamentar em posts na rede social.
“A prevenção é necessária por que se detectado na fase inicial, a doença tem chance de cura acima de 95%. Iniciamos o mês levantando essa bandeira para que a saúde seja prioridade. Tenho certeza de que se todos os nossos amigos vereadores e toda a população se engajar na campanha e iniciar um plano de divulgação, a informação chegará aos lares de Palmas” afirmou o parlamentar.
Prevenção é o caminho
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, sendo a prevenção uma alternativa concreta de barrar o câncer, ampliando as possibilidades de tratamento e, em muitos casos, a reversão da doença. O diagnóstico precoce se dá por meio do autoexame, da mamografia e do exame clínico da mama.
O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura.
Comentários estão fechados.