Sebrae Tocantins promove workshop para a comunidade educacional avaliar e propor melhorias em seus indicadores do IDEB
O Sebrae Tocantins, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do apoio das Superintendências Regionais de Educação (SER), promove o Workshop piloto ‘Como Melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)’. O evento, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto em Palmas, apoia escolas que são acompanhadas pelo projeto ALI Educação Empreendedora. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade dos resultados na Educação Básica do Estado.
A analista do Sebrae Izana Assunção relata que o workshop é o projeto piloto, mas a intenção é disponibilizá-lo posteriormente para todas as unidades escolares do Estado. “Inicialmente vamos atender 180 escolas que fazem parte do programa ALI, para então, propagar o atendimento para as outras instituições interessadas”, informa.
Izana destaca a importância de toda comunidade escolar participar da iniciativa. Segundo ela, o workshop irá gerar impactos positivos, contribuindo para o bom desempenho das escolas e do processo de ensino-aprendizagem da escola, refletindo na combinação fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Jhulyangela Lopes, consultora do programa Educação Empreendedora, conta que o Sebrae oferecerá às escolas uma experiência de aprendizado abrangente e prática. Conforme a responsável, a iniciativa vai além da teoria e auxilia a escola a desempenhar um papel ativo na melhoria dos indicadores do IDEB. “O objetivo é capacitar a comunidade escolar a liderar mudanças na escola e, assim, contribuir para o avanço do sistema educacional como um todo. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é mais do que uma métrica, é um reflexo do compromisso com a excelência educacional”, explica.
Ainda de acordo com a consultora, o workshop está estruturado em seis etapas, as quais ajudarão a compreender e agir na melhoria do IDEB em uma escola, são elas:
Etapa 1: Importância dos Indicadores Educacionais e o Papel da Comunidade Escolar.
Etapa 2: Compreendendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Etapa 3: Premissas para um Melhor Direcionamento dos Indicadores de Qualidade.
Etapa 4: Ações da Comunidade Escolar e seu Impacto no IDEB.
Etapa 5: Criação de um Plano de Ação Baseado nas Ações Propostas.
Etapa 6: Encerramento e Comprometimento.
Programa ALI Educação Empreendedora
O programa ALI Educação Empreendedora tem como objetivo apoiar as lideranças escolares na construção de um plano de ação, contribuir com a viabilização da execução das ações planejadas, desenvolvendo na gestão uma liderança empreendedora. É desenvolvido em ciclos de 7 meses e atua em parceria com a SEDUC e Secretarias Municipais de Educação. O programa já atendeu aproximadamente 200 escolas da rede de ensino pública do Estado.
Comentários estão fechados.