O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Prefeito Celso Morais recebe candidatas ao cargo de Conselheiro Tutelar

O Prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, recebeu em seu gabinete as candidatas ao cargo de Conselheiro Tutelar de Paraíso do Tocantins, na oportunidade, o gestor municipal reforçou a importância de conhecer e valorizar o trabalho das Conselheiras.

 

Em cumprimento ao edital 001/2023 do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o período eleitoral dos candidatos a conselheiros tutelares e cinco suplentes do município iniciou-se em Agosto deste ano e a eleição unificada para escolha dos novos conselheiros tutelares e suplentes, para o quadriênio 2024-2027, acontecerá no domingo, 1º de outubro.

 

O chefe do executivo municipal, Celso Morais, desejou boa sorte às candidatas: “Precisamos falar da importância do Conselho Tutelar, que é um órgão muito importante vinculado a Secretaria de Administração, que tem o poder de nos ajudar nas nossas ações. Desde o início da nossa gestão a gente tem valorizado o conselho tutelar da nossa cidade e queremos parabenizar todas as candidatas habilitadas e desejar boa sorte, que Deus possa abençoá-las e que a população vá às urnas escolher o melhor nome.”

 

O que é o Conselho Tutelar?

É um órgão autônomo, previsto no Estatuto da Criança Adolescente e que é regulamentado através de lei municipal. Tem como principal missão zelar pelo cumprimento do direito infanto-juvenil, atuando de forma preventiva e intervindo sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados. Os conselheiros tutelares são eleitos diretamente pela população e exercem um papel de extrema relevância na comunidade.

 

A Secretária Executiva do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente, Eliane Silva Carvalho, explica como o eleitor pode votar: “Mais próximo das eleições, o CMDCA divulgará a lista onde cada eleitor vai votar. No município de Paraíso, são três escolas, sendo uma no Jardim Paulista, a São José Operário, o CEM, aqui no centro, e o José Nézio Ramos, no Setor Pouso Alegre. Cada eleitor será dividido por sessão, e essas sessões serão divulgadas com antecedência para que os candidatos se organizem para exercer a sua cidadania.”

 

A eleição é realizada a cada quatro anos, e a participação da comunidade é essencial para que o processo eleitoral seja democrático e representativo. É através do voto consciente que os cidadãos têm a oportunidade de eleger candidatos comprometidos com a defesa dos direitos da infância e da adolescência.

 

Em Paraíso do Tocantins são candidatas à conselheiras tutelares:
Ana Maria Gonçalves dos Santos
Elcivania Barros de Oliveira Azevedo
Janaína Silva de Araújo
Jarcilene Mendes da Silva Cardoso
Jezilene Arruda Carneiro Lopes
Maria da Conceição Neves Brandão
Maria Eunice Ribeiro de Almeida
Marineide Silva Rocha Cabral
Nilce Francisca Castilho
Roseane Sandes Souza Carvalho
Sinêlandia Amaral de Sousa
Terezinha de Jesus Bezerra Luz Sousa.

Comentários estão fechados.