Mais uma proposta do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) poderá mudar a realidade dos animais domésticos e silvestres no Tocantins. O projeto de lei para a criação do Fundo Estadual de Proteção Animal, apresentado e encaminhado para as comissões da Aleto (Assembleia Legislativa) nessa terça-feira, 8, tem o objetivo de financiar políticas públicas, programas, clínicas e ações que promovam e busquem proteger e garantir os direitos e o bem-estar animal.
O deputado explica que os direitos dos animais são constantemente violados. “Infelizmente, acontecem diversos tipos de crueldade com animais em nosso estado, portanto este fundo irá financiar políticas públicas, programas e ações que busquem salvar os animais, principalmente os de rua, em todo o Tocantins”.
O Fundo de Proteção Animal terá como receita as multas aplicadas pelo poder público a aqueles que praticaram maus-tratos contra animais, de crimes ambientais, recursos destinados no orçamento da União, contribuições de instituições públicas ou privadas e doações de pessoas físicas ou jurídicas.
Causa animal
Marcus Marcelo citou que os recursos serão primordiais para a defesa da causa animal no Estado. “Defender os animais é uma das minhas principais bandeiras como político, não só por ser médico veterinário, mas por entender que é dever do Estado garantir que os animais tenham suporte e apoio públicos”.
O parlamentar é autor de leis que criam serviços públicos como o Centro Municipal de Castração de Cães e Gatos, já em funcionamento, e a clínica veterinária em Araguaína.
Comentários estão fechados.