Para encerrar a programação do Mês das Mães, representantes do Poder Judiciário do Tocantins estiveram nesta quarta-feira (31/5), na Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF), para entrega dos kits de higiene pessoal arrecadados em ação conjunta entre o Tribunal de Justiça e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).
Ao todo foram distribuídos para 33 reeducandas, com idade entre 27 e 67 anos, mais de dois mil itens como shampoo, condicionador, absorvente íntimo, hidratante, sabonete, papel higiênico, escova de dente, creme dental e batom.
Condenada a 15 anos em regime fechado, Maria (nome fictício) tem 38 anos e foi beneficiada com remição de pena por meio do trabalho que desenvolve dentro da unidade prisional. Segundo ela, receber as doações é lembrar que, apesar do crime cometido, o reeducando é um ser humano. “Independentemente do que me trouxe até aqui, essa ação faz com que eu me sinta valorizada enquanto mulher. Me ajuda a seguir em frente, trabalhando e cumprindo a minha pena para retornar de cabeça erguida para a sociedade”.
Além dos kits, as reeducandas receberam um lanche e participaram de uma conversa com representantes do Poder Judiciário sobre as instalações da unidade prisional, assistência em saúde e a situação processual de cada interna. Juíza auxiliar da Presidência, a magistrada Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi conduziu o diálogo. “Nós aproveitamos a presença de diversos segmentos do Poder Judiciário, principalmente da Vara de Execução Penal, para ouvir cada uma delas e entender de que forma o Judiciário pode auxiliar para que essas mulheres cumpram suas penas de forma digna”.
Comentários estão fechados.