Pandemia: Prefeitura de Porto Nacional lança campanha “Protetores Sociais”
O novo Coronavírus (Covid-19) tornou-se o assunto mais comentado nas mídias, isso porque foi considerado como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Inúmeras medidas passaram a ser tomadas para controlar e combater o vírus que tem assolado várias nações mundo afora. Em Porto Nacional, os esforços da Prefeitura para não deixar a doença avançar na cidade, resultou em ações educativas como os “Protetores Sociais”, lançado nessa segunda-feira, 18.
Trata-se de um projeto desenvolvido através da Fundação Municipal da Juventude em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Produção e servidores de Luzimangues. A iniciativa ganhou destaque até em um telejornal de nível regional.
Na ação, a Gestão Municipal disponibiliza, diariamente, material educativo com explicações sobre medidas de prevenção à pandemia – lavar as mãos com água e sabão constantemente, usar álcool em gel 70%, manter lugares arejados e ventilados, evitar aglomerações de pessoas, entre outros.
O objetivo é alcançar a população portuense, promovendo a orientação e conscientização para que todos contribuam com a prevenção e o combate à doença.
A atuação ocorre na sede municipal e nos Distritos de Pinheirópolis, Escola Brasil e Luzimangues.
O presidente da Fundação Municipal da Juventude e coordenador do projeto, Thiago Paulino, frisou que é necessário reforçar as ações educativas sobre a Covid-19 nos espaços públicos. “Esperamos que essa iniciativa possa ser uma inspiração e, também, um estímulo à consciência social de todos em nosso Município”, avaliou.
Os Protetores Sociais são servidores voluntários que, igualmente, estão se resguardando em casa, mas que não podem deixar de ajudar nesse momento, com abordagens orientativas em locais públicos.
As equipes, com máscaras de proteção e em caráter pedagógico, começaram a circular por ruas, praças e avenidas de Porto Nacional, além do comércio, frisando a obrigatoriedade do uso do protetor facial por qualquer pessoa que saía de casa.
A servidora Lucinéia Alves Guimarães, da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que também participa na coordenação do projeto, comentou que os profissionais distribuem panfletos e orientações sobre a Covid-19. “A Semed juntamente com a Saúde está participando desse projeto com 15 equipes formadas por quatro ou cinco pessoas, atuando nas regiões norte, sul e central da cidade”, explicou.
Nessa linha, a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, assegurou que a iniciativa do projeto Protetores Sociais é bastante salutar e válida no atual e delicado momento de pandemia. “Essas equipes são peças fundamentais na contribuição para o combate ao vírus, além disso, trata-se de um projeto que envolve todos num modelo de cidadania. O incentivo da gestão municipal é muito importante”, concluiu.
Como Prevenir
A Secretaria Municipal da Saúde alerta que algumas medidas de prevenção são essenciais para a prevenção à Covid-19:
– Fazer a higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%;
– Evitar tocar olhos, nariz e boca;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;
– Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
– Manter ambientes arejados e ventilados;