No mês de conscientização do Autismo a Câmara de Vereadores de Paraíso do Tocantins promove, pelo segundo ano consecutivo, o Fórum Autismo – Conscientização e Apoio. O evento contou com a presença do prefeito Celso Morais que falou sobre a responsabilidade do município e as ações da gestão em prol da causa. O evento aconteceu na noite de terça-feira, dia 18, na Igreja Batista Ágape.
De acordo com o prefeito de Paraíso, “eventos como este ampliam o conhecimento sobre o tema e ajudam a reduzir o estigma em torno da condição”. “Esse público já é bem assistido em nossa gestão, porém há sempre uma oportunidade a mais de conhecermos e entendermos melhor o que pode ser feito para melhorar ainda mais nosso atendimento”, finalizou Celso Morais.
Aurélio Dias dos Santos, relata como é a vivência com o pequeno Cristian, de 04 anos, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Tivemos o diagnóstico quando ele tinha 1 ano e 3 meses. A princípio foi um baque, mas redirecionamos a rota, estamos sempre em busca de conhecimentos e estímulos para ele e posso dizer que hoje está tranquilo lidar com a situação”. Aurélio afirmou ainda que eventos que promovam trocas de experiências, a exemplo deste Fórum, “é muito importante para as famílias uma vez que a população estando mais informada ajuda os pais a lidarem com os cuidados do dia a dia”.
Participaram do 2º Fórum a Dra. Rosa Helena, advogada especialista em Direito da Saúde; os pediatras Marcely Neres e Leandro Cunha e o psicólogo Hugo Marques. O mediador da roda de conversa foi o professor Josivaldo Moraes.
Comentários estão fechados.