Gipão solicita ao governo porta giratória com detector de metal e policiamento nas escolas do estado
Está tramitando na Assembleia Legislativa do Tocantins um Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual, Aldair Costa (Gipão), que propõe a implantação de porta giratória com detector de metal em todas as unidades de ensino da rede estadual de educação.
Segundo o autor, o objetivo é modernizar a legislação estadual para possibilitar maior segurança para alunos e professores e demais servidores que atuam dentro das escolas e colégios.
“A sociedade muda, o comportamento social se altera, e as leis precisam acompanhar diligentemente essas mudanças. Em muitos casos, as leis precisam ser reformuladas para atender as demandas da sociedade, em busca sempre da real efetividade da política pública. A proposta foi apresentada aos cidadãos do município, sete semanas antes do ataque em São Paulo”, justificou o parlamentar.
Gipão afirma que a inovação, se implantada, ajudaria na segurança, mas destaca a importância do policiamento nas escolas e apresentou requerimento pedindo policiamento nos estabelecimentos de ensino como nos arredores.
“Só a segurança no controle da passagem dos alunos através de portas giratórias não soluciona totalmente o problema. Claro que não deixa de ser uma alternativa eficaz. Porém, se combinada com o policiamento dentro e fora das unidades escolares, teremos resultados mais satisfatórios. Quando o assunto é violência não podemos ignorar, temos que trabalhar de forma preventiva”, reforçou o deputado.
O parlamentar também defende que sejam destinados recursos públicos para programas de combate às drogas, campanhas de orientação, promovendo um trabalho de prevenção à violência escolar e de apoio às famílias.
De acordo com dados divulgados pela Unicamp, nos últimos 20 anos, foram registrados, 23 ataques em escolas brasileiras.
Comentários estão fechados.