Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves realiza a primeira reunião do ano por videoconferência
Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA) se reuniram na última sexta feira, 15, para deliberar algumas demandas do Comitê. O encontro foi realizado de forma virtual seguindo orientações do Governo do Estado e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a fim de evitar aglomerações que possam propagar o novo Coronavírus (Covid-19).
Durante a reunião foi colocado em discussão a situação do processo de construção de um cemitério no município de Natividade. Segundo o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Rivaldo Leite Dias, o projeto está em fase final de elaboração. “Estamos contratando uma empresa para realizar a sondagem, e por fim encaminhar ao Naturatins”.
O presidente do CBHRMA, Mário de Sena Filho informou que posteriormente será marcada uma data para averiguação da área, e só depois será emitido um parecer sobre essa matéria. “Como existe uma acusação, os denunciantes também terão a oportunidade de conversar com a Câmara Técnica, afinal, o parecer é deles, e nós enquanto Comitê não interferimos”. O presidente lembrou também que “no dia da votação do parecer todos podem argumentar”.
A permanência da Câmara Técnica do Comitê também foi uma das pautas abordada durante o encontro, ficando acordado entre os membros do CBHRMA que a Câmara será mantida.
Os membros do Comitê aprovaram os AD Referendum, que são medidas adotadas pelo presidente sem consultar a Assembleia. As medidas estão relacionadas aos planos de trabalho, comunicação e capacitação que já foram encaminhadas para Agência Nacional de Águas (ANA).