Na noite desta segunda-feira, dia 09, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo (Semactur), promoveu uma noite de resgate da tradicional Folia de Reis.
O evento, que foi realizado no auditório do palácio da cultura Cora Coralina, contou com grande público, participação do grupo de foliões Seguidores de Cristo e apresentações artísticas sobre o nascimento de Jesus com o grupo Junina Tradição da Serra e o Ministério Infantil Anjinhos de Deus, da igreja católica.
A Secretária da pasta, Patrícia Nascimento destaca a importância deste momento: “É uma grande alegria estarmos aqui hoje resgatando essa cultura, realizada com todo apoio do nosso prefeito Celso Morais, que teve um olhar cuidadoso e humano com esse momento. Nossa gestão que apoia essa cultura imaterial tão forte, realiza hoje esse momento com comidas típicas, música, dança e apoiando o nosso passado que constrói o nosso futuro.”
Estiveram presentes o Prefeito, Celso Morais, acompanhado da primeira dama, Dra Carol Falcão, a vice-prefeita, Raquel Ogawa, a presidente da câmara de vereadores, Camilla Rhuana, Secretários, e representantes da Universidade da Maturidade (UMA), APAE Paraíso e Sindicato Rural.
Na oportunidade, o gestor municipal falou da emoção de prestigiar esse momento: “É algo que me marca muito pois nasci e fui criado em uma família devota dos santos Reis. Infelizmente essa tradição vem ficando um pouco esquecida, mas é uma missão nossa, enquanto gestão e minha enquanto católico, reavivar isso a população de Paraíso.” Ainda em sua fala, Celso agradeceu os grupos envolvidos nas apresentações. Essa é a primeira Folia de Reis nesta gestão, devido a pandemia da Covid-19 nos dois anos anteriores.
Folia de Reis
A Folia de Reis é uma manifestação cultural, festiva e religiosa da Epifania do Senhor, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos três Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Belchior, ao nascimento de Jesus Cristo.
O Grupo de Foliões Seguidores de Cristo tem mais de 50 anos de existência, e passou através das gerações da família do embaixador e paraisense, Natalino. Vaninha dos Reis, que compõe o grupo, falou sobre o incentivo por parte da gestão, de resgatar essa cultura: “É muito legal, é uma maneira também de divulgarmos, pois são mais de 50 anos aqui em Paraíso, e agora mais pessoas conhecem.”
A noite foi encerrada com o jantar e a entrega de cestas básicas ao grupo católico Conferência de São Vicente (Vicentinos), que tem a missão de levar assistência material e espiritual aos necessitados.
Comentários estão fechados.