“Eu tenho uma especialidade: transformar sonhos em realidade. E fazer aquilo que muitos dizem ser impossível em possível. Fizemos assim em uma cidade. E tenho convicção que podemos fazer isso no Tocantins, gerando emprego, renda e dando dignidade para a população”, frisou o candidato a governador Ronaldo Dimas (PL-MDB-Podemos) no debate dos candidatos na TV Anhanguera/Rede Globo, nesta terça-feira, 27.
O ex-prefeito de Araguaína apresentou as transformações feitas na segunda maior cidade do Estado nos oito anos de gestão (2013-2020) como exemplos de ações, que atestam sua capacidade e seu compromisso com a gestão pública e com a população.
“Em Araguaína, pegamos uma cidade com muitos problemas e fizemos uma grande transformação. Fizemos a melhor a saúde pública do Estado, atendendo com excelência as crianças no hospital pediátrico e mulheres em clínica especializada, as pessoas com deficiência com uma clínica de reabilitação, atendendo os autistas. Na educação, um salto gigantesco saindo de 12 mil para 23 mil crianças nas salas de aula. Evolução no lazer, Via Lago e Parque Cimba. Na segurança, implantamos a Guarda Municipal. Tudo isso feito em uma gestão comprometida, gestão firme e séria, que aplica bem os recursos”, detalhou Dimas, lembrando que sua gestão de prefeito recebeu três prêmios do Sebrae, um do Instituto Ayrton Senna e outro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Sem a participação do candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos), o debate trouxe a discussão da falta de gestão nas áreas principais, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, e também, dos milhares de contratos no período eleitoral e contratação de influenciadores digitais com recursos de caixa 2 da campanha. A coligação de Dimas ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o governador Wanderlei e seu candidato a vice, Laurez Moreira (PDT), por gasto ilícito, abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação na campanha eleitoral.
“É uma pena vivenciarmos isso de novo, as mesmas práticas, ou melhor, indo além. Uso de digital influencer, inclusive com pagamento feito por caixa dois. Ingressamos com uma ação denunciando esses abusos por parte do candidato à reeleição, o governador tampão”, destacou Dimas.
Segurança pública
“Realizaremos concursos de dois em dois anos, hoje temos um efetivo muito reduzido, um déficit de 3 mil policiais”, garantiu Dimas no debate, detalhando que os concursos regulares e academia permanente possibilitará atender a demanda de policiais. O candidato destacou a violência vivenciada no Tocantins e frisou que os casos de abusos da polícia devem ser coibidos e investigados. “Mas, não acredito termos tantos casos assim, pois nossos policiais são aguerridos.”
Dimas acrescentou que as forças de segurança também precisam de investimentos em equipamentos, estruturas e tecnologia. “Temos que ter equipamentos modernos. Videomonitoramento nas cidades, armamento de ponta, pois os bandidos tem armas melhores que os policiais. Na nossa gestão vamos equipar nossos policiais com armamento de ponta.”
Dimas detalhou que em Araguaína existia uma cracolândia, a feirinha. “Como acabar com isso? Com políticas coordenadas. Primeiro fizemos uma política habitacional para aquelas famílias em grande vulnerabilidade e queriam sair daquela condição de prostituição, drogas e queriam um lar decente. Segundo, a implantação de uma clínica de recuperação de dependentes químicos e fizemos. Terceiro, demolimos o local e construímos algo que hoje é referência em turismo, lazer e gastronomia na cidade. Quarto, segurança pública, foi preciso criar uma guarda metropolitana.”
Emprego e renda
Para Ronaldo Dimas não existe mágica na gestão pública, é preciso fazer um investimento público bem feito, com seriedade e planejamento do dinheiro público. “Quando fizemos a Via Lago em Araguaína garantimos lazer aos moradores e também turismo, milhares de empregos gerados, prédios residenciais, supermercados, shopping. Ao fazermos uma estrada, isso fortalecerá a agricultura, que gerará emprego e desenvolvimento econômico”, exemplificou. Outra ação defendida pelo candidato foi a capacitação da população através de um ensino profissionalizante nas escolas.
Política tributária
O candidato a governador pontuou que fará uma revisão dos tributos, garantindo crédito dos tributos pagos no processo de instalação da empresa ou negócio, como também, acabar com a bitributação, que atinge principalmente as micros e pequenas empresas do Simples Nacional. “Vamos acabar com isso. Estamos falando dos maiores geradores de emprego e renda e vamos acabar com esse diferencial de alíquota e vamos gerar mais empregos com essa ação.”
Violência contra as mulheres
“O governo não dá a atenção necessária, parece que para o governo tampão não vê essa realidade. Precisamos aumentar essa rede de proteção, as casas abrigos para as mulheres vítimas de violência são fundamentais em todo o Estado, hoje só existe em Palmas. Além disso, temos que ter as delegacias especializadas no atendimento à mulher”, afirmou Dimas ao ser questionado sobre o tema. Ele reforçou que fará um programa habitacional que contemple os idosos, as mães solteiras e os deficientes físicos.
Educação empreendedora
Dimas defendeu que o governo estadual transfira a responsabilidade do ensino fundamental aos municípios, conforme estabelece a legislação e foque no ensino médio. “Uma educação com qualificação profissional através de parcerias com o Sistema S, UFT, IFTO para levar oportunidades aos jovens. O jovem tem que enxergar na escola a possibilidade de alcançar um emprego para comprar sua motocicleta, seu iphone, levar a namorada ao cinema”, respondeu.
Água e esgoto
O candidato destacou que é preciso rever o processo de concessão do serviço de tratamento de água e esgoto da empresa BRK Ambiental, que hoje cobra taxas altíssimas por um serviço não tão satisfatório. O candidato ainda cita que a empresa muitas vezes rompe os asfaltos novos, como ocorreu em Araguaína, e não faz o reparo devido. “A população precisa de um fornecimento de água e coleta de esgoto de qualidade”.
Comentários estão fechados.