O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Abuso de Wanderlei e nova possibilita de cassação no Tocantins são destaques na mídia nacional

O governador Wanderlei Barbosa, candidato à reeleição, leva o Tocantins às manchetes nacionais de grandes veículos de comunicação, mais uma notícia negativa e possível nova cassação de um governador. Os veículos de comunicação Veja, CNN e Metrópoles noticiam que Wanderlei responde uma ação judicial que o acusa de abuso de poder ao contratar mais de 16 mil servidores no período eleitoral. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada no último dia 21 e pode levar à cassação da candidatura de Wanderlei e do seu vice Laurez Moreira.

A candidatura de Ronaldo Dimas (PL-MDB-Podemos) já demonstrou que a atual gestão tampão do governo do Estado aumentou de forma desproporcional o número de servidores contratados e comissionados, sendo que é a primeira vez, desde 2012, último concurso do Quadro Geral, que o número de servidores efetivos é menor do que o de servidores não concursados. Isso gera um impacto de mais de R$ 400 milhões a mais na folha de pagamento, elevando os gastos com pessoal em período eleitoral, o que é vedado pela legislação.

O governador Wanderlei foi acionado pela Justiça Eleitoral a dar explicações sobre as contratações no prazo de 15 dias, onde deverá apresentar a relação nominal dos contratos temporários nos meses de janeiro a julho de 2022, identificados por lotação, município e as justificativas para as contratações.

Comentários estão fechados.