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Empresas de Tocantins investem em certificações para melhorar performance

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Credibilidade, eficiência, agilidade, redução de custos e facilidade em identificar falhas e corrigir problemas. Estas são algumas das vantagens competitivas das empresas que investem em certificações. Mas, para alcançar esses resultados é fundamental a implantação de um bom sistema de gestão da qualidade na empresa, com processos e procedimentos bem definidos.

“A mentalidade da melhoria contínua deve fazer parte da cultura da empresa. Quando isso ocorre, os resultados das certificações passam a ser um reflexo do que ocorre no dia a dia das operações”, comenta a gerente de Qualidade e Sustentabilidade do Grupo Sabin, Maria Alice Escalante.

O Sabin no Tocantins possui o selo PALC, emitido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínicas (SBPC). Para obter a acreditação, a empresa mantém elevados padrões de excelência no atendimento aos laudos dos exames. A empresa ainda possui as ISO 9001, para boas práticas de gestão e relacionamento com seus clientes e fornecedores, e 14001, que verifica os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental da companhia .

Nayara explica que cada certificação reflete nos serviços prestados pelo Sabin, já que os laboratórios acreditados são mais eficientes, padronizados e produzem resultados confiáveis. “O sucesso do Grupo Sabin se dá pela busca constante de melhoria nos nossos padrões de qualidade e na evolução de pessoas e processos. Com isto, adquirimos mais credibilidade e confiabilidade, nos tornando referência, tanto para a comunidade médica quanto para os clientes”, afirma.

Para a gestora do Sabin, para o sucesso da implementação de uma norma, todos os profissionais e, especialmente, a alta liderança da empresa, devem estar envolvidos. Isto porque o processo requer auditorias externas de empresas responsáveis pelas acreditações.

“No Sabin, antes da auditoria oficial, realizamos uma auditoria interna, um teste. Esse processo prepara melhor o time e faz a verificação das conformidades dos processos, documentações, e requisitos legais. Nesta etapa também conseguimos identificar os pontos que ainda devem ser aprimorados, e com isso aumentar a eficácia do nosso trabalho”, explica.

ISO 9001 – Certificações ISO (International Organization for Standardization) são reconhecidas internacionalmente e atestam altos padrões de qualidade em seus processos. A ISO 9001, norma para Sistemas de Gestão da Qualidade, assegura que a empresa adota boas práticas de gestão e relacionamento com seus clientes e fornecedores. Empresas com a certificação investem no desenvolvimento dos colaboradores e possuem programas de qualidade total para seus produtos e serviços.

ISO 14001 – A norma que o Sistema de Gestão Ambiental da empresa é capaz de gerenciar os impactos ambientais imediatos e de longo prazo das suas atividades. As companhias com ISO 14001 possuem políticas ambientais de acordo com práticas consolidadas em nível internacional e são avaliadas em critérios como envolvimento da alta liderança nos compromissos corporativos com o meio ambiente até as ações diárias para o seu alcance.

PALC – Emitido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), o PALC é reconhecido por instituições e entidades nacionais e estrangeiras. Empresa com selo PALC, atendem a rigorosos padrões de qualidade dos exames, o que garante a qualidade e a exatidão dos resultados laudos emitidos para a classe médica e os clientes.

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