De 26 a 29 de maio, a capital paulistana, São Paulo, recebe estudantes de todo o país para participar do 4º Festival SESI de Robótica 2022. A equipe Tucuna, da Escola SESI de Araguaína, embarca na manhã da próxima quinta-feira, 26/05, para representar o Tocantins na competição pela 3ª vez.
O Festival SESI de Robótica é disputado em 3 categorias com faixa etária e tarefas diferentes: a FLL (FIRST Lego League), a FTC (FIRST Tech Challenge) e a F1 (F1 in Schools). O time tocantinense, composto por seis alunos, leva seu protótipo para competir na categoria F1 voltada a alunos de 9 a 19 anos.
O F1 in Schools faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1. Os competidores precisam construir uma escuderia da modalidade automotiva, tendo que lidar com todos os desafios relacionados a construção de um protótipo. Neste contexto competitivo, as equipes precisam pensar, por exemplo, no marketing, em patrocínio, no plano de negócios e nas estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes participantes devem desenvolver um projeto social, item este que pode ser usado como critério de desempate no resultado final da competição.
O projeto social da equipe Tucuna é voltado ao público com deficiências visuais e alunos com autismo, TDH e hiperatividades.
“A equipe desenvolve peças com auxílio de máquinas de impressão 3D com o objetivo de auxiliar o aprendizado destas crianças com necessidades especiais, considerando as dificuldades que enfrentam no dia a dia de sala de aula, além, é claro, de se preocuparem com a construção de um protótipo de Fórmula 1 que tenha um desempenho satisfatório na disputa de velocidade ”, explanou o professor e técnico da equipe, Ulisses Queiroz Parreira.
O 4º Festival contará, também, com o Seminário Internacional SESI de Educação, que promoverá debates sobre pensamento computacional.
Conheça a equipe Tucuna:
- Alunos competidores: Guilherme Pereira Silva, Jullyana da Silva Augusto, Maria Eduarda Amaral, Maria Moraes Vieira, Regimar de Deus Negreiros e Sérgio Gabriel Timóteo da Silva
- Técnicos: Ulisses Queiroz Parreira e Wlliobson Pereira Leite
- Diretora da escola: Carmelita Regina Cavalcante