Nesta sexta-feira (01), será iniciada uma campanha nas redes sociais da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) para incentivar os contribuintes, principalmente os empresários, a destinar 3% do imposto devido ao FIA – Fundo da Infância e Adolescência, durante a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
O presidente Denilson Silva ressalta a importância do empresário de Araguaína aderir à campanha para ajudar instituições e entidades a realizar ações que possam melhorar a vida de crianças em situação de vulnerabilidade. “Nós temos essa responsabilidade social de contribuir com a comunidade onde vivemos, ajudando os menos favorecidos. Por isso, a ACIARA convida você empresário, a abraçar essa causa e doar ao FIA durante a declaração do imposto de renda. Não há custo nenhum para o contribuinte”, destacou Denilson.
Os recursos aplicados são monitorados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e fiscalizados pelo Ministério Público Estadual (MPETO). O gerente da ACIARA, Itamar Pereira, ressalta que a entidade pode ser um canal entre o empresário e o FIA. “Algumas empresas de Araguaína têm contribuído com o fundo por meio de doações e a ACIARA pode ajudar, incentivando não só os empresários, mas a população em geral, divulgando as informações por meio de vídeos, post e depoimentos. Todos podem contribuir”, finalizou o gerente.
As peças vão explicar o passo a passo para realizar a doação, que só pode ser feita pelo modelo completo da declaração. O contribuinte pode destinar até 3%, do que será pago ao Governo Federal, para o FIA. O sistema vai gerar um boleto e o valor pago será devolvido, corrigido, ao contribuinte durante a restituição.
Projetos Sociais
Em Araguaína, projetos como “Girassol Arte, Educação, Cultura e Cidadania” do Instituto Social e Cultural de Araguaína (Isca) que atende 35 crianças; “Inclusão Digital” para crianças e adolescentes do Instituto Humanitário Casa de Davi, APAE que atende 220 crianças especiais e o Rotary Araguaína Lago Azul, com o projeto de promoção do direito à inclusão escolar e social da criança com deficiência visual. A instalação de uma UTI Pediátrica na cidade também foi viabilizada com recursos do FIA.